Casa Guias e Tutoriais Mídia programática: o que é e eficiência na publicidade digital  

Mídia programática: o que é e eficiência na publicidade digital  

Tarcio Santos

A mídia se destaca como uma abordagem revolucionária para anunciantes que buscam otimizar suas estratégias publicitárias. 

Ela automatiza a compra de espaços publicitários em tempo real, permitindo uma segmentação altamente direcionada. 

Mas o que é mídia programática na prática? Exploraremos o que torna a mídia programática tão impactante para anunciantes, destacando as vantagens, estratégias-chave e a transformação do cenário publicitário que ela oferece. 

O que é mídia programática? 

Mídia programática é uma estratégia que utiliza softwares para aprimorar e facilitar a compra e venda de espaço publicitário. 

Essa metodologia permite otimizar os investimentos em campanhas digitais, aumentando as chances de obter retorno sobre os investimentos em publicidade online. 

Isso é possível graças ao monitoramento de dados relacionados ao tráfego online, pois com essas informações, é possível configurar anúncios de acordo com o perfil dos usuários. 

Em geral, a mídia programática descomplica a aquisição de anúncios online. 

Conteúdos ↑

Como a mídia programática se diferencia da mídia tradicional?

A principal diferença entre a mídia programática e a mídia tradicional está no processo de negociação. 

A mídia programática oferece total automação, eliminando a necessidade de interação direta entre o anunciante e o editor, enquanto na mídia tradicional, há um processo onde os anunciantes precisam avaliar os melhores canais de marketing para suas campanhas e selecionar o que melhor se encaixa com suas necessidades. 

Além disso, a mídia programática geralmente utiliza o custo por impressão (CPM) como modelo de precificação, enquanto a mídia tradicional adota diferentes métodos de precificação, dependendo do tipo de anúncio e canal de marketing em que ele será exibido.

tabela-de-comparacao-da-midia-programatica-e-tradicional

A Adsterra oferece uma plataforma de publicidade que garante a oportunidade de anunciantes realizarem lances em tempo real para espaços publicitários de melhor qualidade disponíveis. Conte com a exibição de anúncios em uma grande variedade de verticais. 

FAÇA UM LANCE
Conteúdos ↑

Como funciona a mídia programática? 

As mídias programáticas operam através de plataformas específicas chamadas de Ad Exchanges, que são intermediárias entre anunciantes e editores. 

Os editores disponibilizam um inventário de espaços publicitários nessas plataformas de compra e venda. Marcas interessadas em promover seus produtos navegam por esses inventários em busca dos melhores espaços para seus anúncios. 

As transações de publicidade são realizadas através de leilões em tempo real. Após esta etapa, o processo de configuração das campanhas ocorre de maneira automatizada. 

Conteúdos ↑

Plataforma de fornecimento – SSP

A plataforma de fornecimento (Supply Side Platform) é o sistema utilizado por editores para disponibilizar seu inventário e processar propostas de compras. 

Este tipo de plataforma funciona da seguinte maneira:

  1. Editores indicam as áreas disponíveis em suas páginas para a exibição de anúncios;
  2. A plataforma coloca a oferta em leilão;
  3. Os anunciantes podem fazer lances;
  4. O espaço é conquistado pelo anúnciante que oferece o lance mais alto.  

Todo o processo de inserção de mídia é conduzido pela plataforma, que escolhe a campanha de acordo com lances mais altos feitos pelos anunciantes. 

Conteúdos ↑

Plataforma de demanda – DSP

A plataforma de demanda (Demand Side Platform) é o sistema usado por anunciantes. Ela permite aos anunciantes comprar espaços publicitários em tempo real através de leilões online.

A DSP funciona da seguinte maneira: 

  1. A DSP se conecta com diferentes Ad exchanges e redes de anúncios; 
  2. Os anunciantes definem alguns critérios de segmentação;
  3. Ocorre a participação da DSP em leilões em tempo real para a compra de espaços publicitários; 
  4. Se a DSP vence o leilão, o anúncio é exibido instantaneamente;

A DSP também oferece ferramentas de monitoramento de campanha, permitindo ajustes imediatos. 

Conteúdos ↑

Plataforma de gerenciamento de dados – DMP

A plataforma de gerenciamento de dados (DMP) é responsável por coletar, armazenar e administrar dados relacionados ao comportamento do público em diferentes canais de marketing digital, como sites, redes sociais, dentre outros. 

As informações na DMP são organizadas em grupos de pessoas com perfis similares e posteriormente, esses grupos são aplicados nas segmentações, permitindo que os anúncios sejam direcionados para o público certo. 

esquema-de-como-funciona-uma-dmp
Conteúdos ↑

Trading Desk

As trading desks são empresas que oferecem serviços que facilitam as operações de mídia programática. 

Os anunciantes têm a opção de contratar uma trading desk para operar com DMPs, pois com elas possuem: 

  • Serviço especializado em estratégias de compra programática; 
  • Monitoramento de desempenho das campanhas em tempo real;
  • Gerenciamento de orçamento publicitário;
  • Geração de relatório de desempenho, avaliando métricas importantes. 

Plataforma Ad Exchange

As Ads Exchanges, também chamadas de bolsas de anúncios, são plataformas dedicadas à compra e venda de espaço publicitário em tempo real. 

Elas funcionam como marketplaces de inventários, permitindo que editores disponibilizem espaços publicitários e anunciantes os comprem. 

Detalhadamente, funcionam da seguinte maneira: 

  1. Os editores disponibilizam espaços publicitários na ad exchange;
  2. Os anunciantes, por meio de DSPs, participam de leilões em tempo real para comprar esses espaços;  
  3. O anunciante que fizer o lance mais alto tem seu anúncio exibido no espaço disponível.
esquema-de-como-funciona-uma-trading-desk

A rede de publicidade da Adsterra conta com mais de 28.000 editores ao redor de todo o mundo. Aumente a visibilidade de sua marca utilizando as mais modernas ferramentas de criação de campanhas com a Adsterra!

TESTE AGORA
Conteúdos ↑

Qual a importância da mídia programática para o marketing?

A mídia programática é considerada uma estratégia de extrema importância para o marketing por diversos motivos. Dentre os principais, estão: 

  • Segmentação precisa: permite a segmentação de público de forma mais refinada, utilizando algoritmos para entregar anúncios específicos para público relevante; 
  • Otimização em tempo real: permite ajustar campanhas em tempo real com bases em dados de desempenho; 
  • Personalização de mensagens: adapta textos de acordo com a audiência, permitindo uma comunicação efetiva; 
  • Economia de tempo: por oferecer automação no processo de compra de anúncios, a mídia programática permite anunciantes economizarem tempo;
  • Melhor mensuração de resultados: oferece métricas detalhadas para avaliar o desempenho das campanhas atuais; 
  • Acesso a inventários de anúncios diversificados: dá acesso a uma ampla gama de inventários de anúncios em vários nichos. 
Conteúdos ↑

Quais as vantagens da mídia programática para anunciantes? 

A mídia programática é uma estratégia moderna que visa a veiculação de anúncios de forma automatizada. Dentre os principais benefícios que ela traz para anunciantes, podemos citar: 

  • Custo-benefício: as segmentações permitem mensagens personalizadas para cada público, o que maximiza o ROI ao atingir a audiência de maneira mais precisa, reduzindo a dispersão de recursos; 
  • Capacidade de crescimento: os anunciantes podem atrair e impactar o público em vários canais diferentes na mesma campanha; 
  • Precisão: a mídia programática abre as portas para a personalização de campanhas, pois permite uma segmentação precisa do público-alvo; 
  • Monitoramento em tempo real: é possível acompanhar as campanhas em tempo real e entender quais resultados estão sendo alcançados e quais ajustes são necessários. 
Conteúdos ↑

Principais formatos de mídia programática 

A mídia programática não limita a variedade de formatos de anúncios. Assim como na mídia tradicional, ela oferece uma ampla gama de formatos de anúncios para diversos tipos de campanhas. 

Por isso, a Adsterra se destaca como um dos melhores exemplos de mídia programática. Ela oferece a mais completa variedade de formatos de anúncios em uma só plataforma. Dentre eles estão: 

Native Ads

Native Ads é um formato de publicidade que se integra de maneira natural ao conteúdo de um canal e marketing, ou seja, são projetados para se parecerem com o restante do conteúdo da página em que estão inseridos.

Por se fundirem com o ambiente em que estão exibidos, os Native Ads oferecem valor ao público-alvo ao fornecer informações relevantes e úteis.

Os banners, ou displays, são gráficos visuais que contêm informações promocionais e são exibidos em diversos canais de marketing. 

Podem possuir design, tamanho e conteúdo diferentes mas geralmente têm o objetivo de chamar a atenção do usuário e direcioná-lo para uma página de destino específica ao clicar no banner.

Popunder

Anúncios popunder são anúncios não intrusivos que aparecem em uma nova janela do navegador, por trás da janela principal em que o usuário está visualizando. 

Os anúncios popunder são bons aliados na promoção de novos produtos, ofertas especiais ou para direcionar tráfego para determinadas landing pages.

In-page Push

In-page Push são anúncios exibidos diretamente na página web enquanto o usuário navega. 

Ao contrário das notificações push tradicionais, o In-page Push não necessita de permissões de notificações.

Social Bar

Social Bar são anúncios interativos que podem ser apresentados como uma forma de notificação não intrusiva, ícone ou widget.

Por serem totalmente personalizáveis, eles são adequados para exibição em dispositivos móveis e navegadores web. 

As campanhas publicitárias com o Social Bar são extremamente eficazes e são capazes de aumentar o ROI.  

Experimente os anúncios Social Bar, Popunder e Native Ads da Adsterra, atraia os usuários e aumente as conversões em seus anúncios de forma definitiva!

ANUNCIE AGORA
Conteúdos ↑

Como aplicar a mídia programática no seu negócio?

A implementação da mídia programática tornou-se uma estratégia essencial para empresas que buscam otimizar suas campanhas publicitárias de maneira eficiente e direcionada. 

Mas como aproveitar essa tecnologia avançada para campanhas publicitárias na prática? Aqui está um guia geral com 3 passos para ajudar você a iniciar:

1. Compreenda as estratégias da mídia programática 

Uma campanha de mídia programática é operada por meio de uma plataforma de demanda. Nela, os anunciantes podem criar diversas estratégias e utilizar ferramentas específicas para atingirem seu público-alvo, como: 

  • Segmentação e direcionamento de público: permitem que os anunciantes alcancem audiências específicas com mensagens personalizadas, otimizando assim o retorno sobre o investimento;
  • Lances em tempo real e otimização de lances: ao empregar estratégias de lances em tempo real, os anunciantes têm a capacidade de competir instantaneamente por impressões valiosas, enquanto a otimização de lances contínua permite ajustes dinâmicos para maximizar o retorno sobre o investimento; 
  • Segmentação comportamental e contextual: a segmentação comportamental envolve a análise de dados de comportamento online do usuário e a segmentação contextual considera o contexto do conteúdo em que o anúncio será exibido, alinhando-o com o tema da página;
  • Retargeting e segmentação por público semelhante: o retargeting foca na retenção de usuários que já demonstraram interesse em anúncios, enquanto a segmentação por público semelhante amplia o alcance, atingindo novos usuários com características semelhantes aos já engajados. 
Conteúdos ↑

2. Faça um planejamento para sua campanha 

Após compreender o funcionamento das estratégias de mídia programática mais populares, analise alguns aspectos cruciais no planejamento de uma campanha: 

  • Defina o objetivo da campanha: a clareza neste ponto permite a otimização eficaz da mídia online para alcançar o objetivo estipulado;
  • Conheça o público-alvo: utilize ferramentas como as DMPs para conhecer melhor seu público-alvo, enriquecendo a segmentação; 
  • Crie criativos atraentes: considere práticas como a escolha de cores contrastantes, mensagens diretas e a inclusão de CTAs;
  • Configure uma landing page: invista no design da landing page que será incluída em sua mídia digital para maximizar as conversões. 
Conteúdos ↑

3. Selecione as ferramentas de mídia programática

Para aplicar uma campanha de mídia programática, os anunciantes podem utilizar uma trading desk ou firmar um contrato diretamente com uma plataforma de demanda. 

A decisão entre essas alternativas exige uma análise cuidadosa das diferenças, assim como vantagens e desvantagens de cada uma: 

tabela-de-comparacao-de-ferramentas
Conteúdos ↑

Aplicando a mídia programática de forma eficaz 

A mídia programática surge como uma ferramenta essencial para anunciantes na era digital, oferecendo uma abordagem transformadora e eficaz para alcançar resultados impactantes. 

A capacidade de automatizar a compra mídia e espaços publicitários, aliada à segmentação precisa de audiência e otimização em tempo real, proporciona uma eficiência sem precedentes. 

A Adsterra se destaca como a melhor rede de publicidade programática disponível para anunciantes, pois oferece ferramentas modernas de segmentação de público, variados formatos de anúncios, dados importantes do desempenho de campanhas e possibilidade de entrar em leilões de anúncios automaticamente por um melhor preço.

Conteúdos ↑

Mídia programática — FAQs 

Qual é o preço da publicidade programática? 

O custo da publicidade programática pode variar de acordo com alguns fatores, como, por exemplo, o modelo de precificação escolhido, o público-alvo, o tipo de campanha e a demanda pelo inventário de anúncios. A publicidade programática é flexível para ajustar orçamentos de acordo com os objetivos do anunciante.

Quais são os maiores desafios da mídia programática?

Os desafios da mídia programática incluem a vulnerabilidade a fraudes por falsos cliques, falta de transparência nas transações entre anunciantes e editores, risco de anúncios aparecerem em sites inadequados por excesso de segmentação e a complexidade tecnológica, que pode ser um desafio para profissionais menos familiarizados com a tecnologia.  

Quais são as tendências para 2024 da publicidade programática?

As tendências da mídia programática para 2024 incluem a utilização da inteligência artificial para otimizar a segmentação de público mais precisamente, a inclusão de regulamentações de privacidade de dados mais rígida, a maior automação no processo de lançamento de campanhas, a integração de anúncios programáticos em realidade virtual e medições mais precisas das métricas.

ADQUIRA O MELHOR TRÁFEGO
Related Posts
×