Casa Guias e Tutoriais AI marketing: o que é e como utilizá-lo na sua estratégia?

AI marketing: o que é e como utilizá-lo na sua estratégia?

Tarcio Santos

A utilização da inteligência artificial (AI) em campanhas de publicidade surge como uma solução para vários problemas enfrentados pelos compradores de mídia. 

Os afiliados precisam criar conteúdo que engaje o público e os anunciantes estão sempre em busca de maneiras inovadoras de alcançar seus público-alvo de maneira eficiente. 

Considerando este cenário, preparamos este artigo onde abordaremos o que é o AI Marketing e como ele pode se tornar um grande aliado à empresas que desejam alcançar um público específico de forma eficiente por um menor custo.

Qual o conceito de AI marketing?

O marketing com inteligência artificial, conhecido como AI marketing, é uma abordagem que utiliza tecnologia de computação avançada para analisar dados, gerar textos ou imagens, automatizar tarefas e aprimorar campanhas publicitárias. 

O uso do AI marketing em campanhas publicitárias busca potencializar a eficiência e precisão das estratégias promocionais. 

O AI marketing pode ser usado por empresas dos vários nichos para atingir o mais variado público, como na imagem abaixo:

principais-verricais-que-usam-ia
Conteúdos ↑

Quais as maiores vantagens em usar o AI marketing?

O AI marketing possui muitos benefícios para marcas que desejam lançar campanhas publicitárias de seus produtos ou serviços. Dentre eles estão: 

  • Automação de conteúdo: o AI marketing ajuda a criar textos de anúncios atraentes, desde slogans até longas mensagens direcionadas para o público;
  • Exibição de anúncios relevantes: através de big data, a inteligência artificial é capaz de analisar o comportamento da audiência de um site e promover seus produtos exatamente quando necessário, com mensagens adequadas e no momento certo;
  • Melhoria na comunicação com a audiência: muitas empresas atuais utilizam chatbots como um método de comunicação com seu público;
  • Otimização de custos: ferramentas inteligentes permitem remover fontes de tráfego que não geram conversões suficientes ou custam muito caro, otimizando os gastos com publicidade. 

O CPA Goal da Adsterra permite que você diminua os custos em suas campanhas publicitárias. Ele permite que você remova automaticamente os posicionamentos de anúncios que produzem menos conversões ou custam muito caro.

TESTE O CPA GOAL
Conteúdos ↑

Quais os principais desafios em usar o AI marketing?

A implementação do AI marketing apresenta alguns obstáculos que devem ser considerados. Dentre eles, destacam-se:

  • Qualidade de dados: a falta de dados precisos pode comprometer a eficácia de uma campanha;
  • Custo de aplicação: os custos devem ser gerenciados eficazmente, pois podem ser altos;
  • Compreensão de resultados: é necessário estudos específicos para saber interpretar os resultados gerados pelos modelos de AI, como por exemplo, testes A/B, teste de sensibilidade e a validação cruzada; 
  • Atualização dos modelos AI: é necessário atualização constante dos modelos de IA para que as campanhas sejam adaptadas nos padrões de comportamento do público;
  • Privacidade: em plataformas de IA de código aberto disponíveis para todos, são usadas informações de pessoas para obter resultados, por isso, as empresas devem estudar os termos de privacidade e se atentar ao compartilhar dados de terceiros.
Conteúdos ↑

Como empresas usam o AI marketing em suas campanhas?

As empresas utilizam a inteligência artificial de diversas maneiras para impulsionar os resultados de suas campanhas publicitárias. Dentre as mais conhecidas estão: 

  • Personalização de campanhas: a inteligência artifical analisa dados individuais dos usuários, permitindo que as empresas otimizem suas campanhas com base nos interesses do público;
  • Implementação de sistemas automáticos no marketing: a tecnologia permite que tarefas repetitivas e demoradas possam ser concluídas sem a presença humana;
  • Chatbots: suporte automático e durante 24 horas por dia;
  • Estratégia de lances automatizada: algoritmos de IA, como Smart CPM da Adsterra, podem avaliar o lance ideal necessário para vencer um leilão para um posicionamento de anúncio;
  • Estimativa de procura: algoritmos permitem a previsão da demanda futura com precisão;
  • Criação de conteúdo: a inteligência artificial gera automaticamente mensagens e textos para uso em suas campanhas publicitárias.
maneiras-de-usar-i-ai-marketing

Obtenha o melhor tráfego com um preço mínimo usando o Smart CPM da Adsterra. Ele entra em leilões, escolhe lances e ganha visualizações de anúncios por um preço melhor.

TESTE O SMART CPM
Conteúdos ↑

Como implementar o AI marketing em campanhas publicitárias

Para implementar a estratégia de marketing com inteligência artificial, é necessário:

  1. Definir objetivos: estabeleça metas específicas, como o aumento de conversões, melhor segmentação de público ou personalização de mensagens;
  2. Escolher ferramentas adequadas: selecione as ferramentas de AI marketing que atendem às suas necessidades;
  3. Criar estratégias personalizadas: use a IA para personalizar mensagens com base no comportamento do público; 
  4. Realizar testes A/B: compare resultados com e sem o uso da tecnologia e avalie o impacto da inteligência artificial no segmento desejado;
  5. Monitorar os resultados obtidos: acompanhe regularmente os resultados obtidos.
Conteúdos ↑

Como escolher a melhor plataforma de marketing AI?

Alguns pontos a serem considerados no momento de escolha da melhor plataforma de marketing AI, são: 

  1. Quais as ferramentas de IA disponíveis? Analise as capacidades das plataformas, assim como machine learning, análise de dados preditiva e geração de informações precisas;
  2. A plataforma é segura? Certifique-se que a plataforma possui um bom sistema de segurança de dados; 
  3. A plataforma traz bons resultados? Verifique o desempenho da plataforma e como ela beneficiou outros negócios;
  4. Vale a pena investir nessa plataforma? Estude se o custo de implementação é proporcional ao potencial de retorno sobre o investimento;
  5. Esta é a melhor plataforma disponível? Compare as opções de plataformas de IA disponíveis no mercado e faça um levantamento das vantagens e desvantagens de cada uma.
Conteúdos ↑

Como uma plataforma de IA pode beneficiar a publicidade?

O uso de uma plataforma de inteligência artificial pode ser eficaz para campanhas publicitárias através da automatização de processos, incluindo a segmentação do público-alvo e criação de conteúdo relevante para a audiência de um canal de marketing.  

Além disso, é possível diminuir gastos com publicidade utilizando plataformas com ferramentas modernas, como a Adsterra, que oferece o CPA Goal. 

O CPA Goal da Adsterra é uma ferramenta criada para proporcionar economia nos orçamentos de CPM ou CPC, pois antes, era necessário desvincular manualmente e canais que gastavam muito e geravam poucas conversões. Com esta nova tecnologia, esse processo é completamente automático.

EXPERIMENTE O CPA GOAL
Conteúdos ↑

Criação de conteúdo

O uso de uma plataforma de IA pode desempenhar um papel crucial no lançamento de anúncios, pois possibilita a criação de conteúdo de qualidade e relevante para o público-alvo. 

Com ela, é possível gerar ideias-chave e criar desde mensagens curtas, como slogans, até textos completos. 

É válido lembrar que é necessário utilizar a IA para a criação de conteúdo com cautela, pois esta tecnologia pode apresentar imprecisões, como dados incorretos e linguagem inadequada para o seu público-alvo.

como-um-bom-conteudo-influencia-no-marketing
Conteúdos ↑

Criativos de anúncios 

O uso de uma plataforma de IA para a criação de criativos de anúncios oferece diversas oportunidades para aprimorar a eficácia das campanhas publicitárias. Como: 

  • Personalização dinâmica: os anúncios podem ser personalizados com base no comportamento, preferências e dados demográficos dos usuários de um site. 
  • Análise de imagens: algoritmos podem analisar elementos visuais e identificar o que mais atrai a atenção do público; 
  • Testes A/B automáticos: é possível realizar testes A/B para analisar quais criativos geram melhores resultados; 
  • Customização para diferentes canais: a IA pode adaptar criativos para diferentes canais de marketing. 

Adicionar criativos envolventes à sua campanha nunca foi tão fácil. Apesar de não serem gerados por IA, você pode usar alguns modelos intersticiais poderosos que atendem a qualquer público-alvo e vertical.

Conteúdos ↑

Aquisição de tráfego

A inteligência artificial vem atuando também na compra de tráfego e trouxe mudanças importantes em como isso está sendo realizado, como por exemplo:

  • Personalização: IA permite personalizar campanhas publicitárias de forma mais precisa, gerando um melhor impacto na audiência de um canal de marketing, impactando na conversão;
  • Análise preditiva: é possível analisar e conhecer, através da IA, qual público tem mais possibilidade de conversão;
  • Inteligência competitiva: ao configurar uma campanha, os profissionais de marketing podem usar ferramentas de IA (por exemplo, o Adsterra Traffic Estimator) para avaliar o número de impressões de anúncios que obterão com pagamentos, ao mesmo tempo que obtêm uma pista para o lance ideal.
processo-de-compra-de-trafego
Conteúdos ↑

Funcionalidade

Uma plataforma de AI marketing normalmente oferece uma variedade de funcionalidades projetadas para melhorar e otimizar estratégias de marketing digital. 

Para avaliar a funcionalidade, alguns pontos devem ser considerados, como: 

  • A sua plataforma fornece soluções antifraude baseadas em IA
  • A sua plataforma atende algoritmos de inteligência competitiva?
  • Você será capaz de automatizar os lances?
  • É possível avaliar os volumes de tráfego que você obterá em alguma área geográfica?
  • Você tem dicas para um lance competitivo?
  • Você pode automatizar a desvinculação das fontes de baixo desempenho com base nos critérios definidos?
Conteúdos ↑

Quais tarefas publicitárias é possível resolver?

Os modelos atuais de IA oferecem inúmeras oportunidades de otimização de processos, como por exemplo: 

  • Incorporação de conteúdo gerado pelo usuário (UGC) em campanhas de IA: com a IA é possível obter avaliações e análises dos clientes, e incorporar essas informações em campanhas baseadas em IA;
  • Acompanhar resultados de anúncios: através de algumas ferramentas com o Google Analytics, para monitorar os anúncios de IA para determinar quais estão dando os melhores resultados;
  • Teste de anúncios: através da IA, poderá testar diferentes e novos formatos de anúncios, e alterações textuais, para que possa identificar qual deles tem o melhor desempenho e poderá ser utilizado para obter os melhores resultados possíveis na campanha.
Conteúdos ↑

O quão fácil é o uso dessas ferramentas?

As plataformas de IA possuem uma enorme usabilidade, sem que seja necessário obter complexas ferramentas para explorar sua funcionalidade. 

Além da facilidade de uso, uma das maiores vantagens do uso da IA é a possibilidade de uso não só por grandes empresas, mas também por pequenas e médias empresas devido ao baixo custo de investimento da ferramenta. 

Principais plataformas de marketing AI

Existem diversas plataformas de marketing baseadas em inteligência artificial e algumas que utilizam algoritmos de IA, que auxiliam as empresas a impulsionar suas campanhas publicitárias. Dentre as mais populares, estão: 

ChatGPT

pagina-de-inicio-do-chatgpt
Fonte: ChatGPT

O ChatGPT é utilizado para interações de chat e geração de conteúdo escrito. 

É uma ferramenta que facilita na criação, planejamento e ideias para conteúdo dos mais variados assuntos, o que pode ser um aliado no momento de criação de anúncios com mensagens atraentes. 

Conteúdos ↑

Adsterra

pagina-inicial-da-adsterra
Fonte: Adsterra

A Adsterra é uma rede de publicidade digital que oferece uma variedade de formatos de anúncios, incluindo popunders, banners, anúncios intersticiais e outros. Ela conecta anunciantes e editores, facilitando a exibição de anúncios em sites.

A plataforma utiliza o machine learning para otimizar lances, segmentação de audiência e personalização de anúncios, proporcionando um alcance de público eficaz.

Além disso, ela também oferece recursos de configuração manual do preço de tráfego das fontes escolhidas pelos anunciantes, o chamado Custom Bid, tendo como objetivo maximizar a conversão de anúncios por um preço mínimo.

Aproveite as ferramentas de inteligência artificial oferecidas pela Adsterra e compre tráfego de qualidade por preços mínimos. 

TESTE AGORA
Conteúdos ↑

Canva

pagina-inicial-do-canva
Fonte: Canva

O Canva é uma plataforma de design gráfico online que usa a inteligência artifical e permite aos usuários criar uma variedade de conteúdos visuais.

Essa pode ser uma ferramenta valiosa para auxiliar no marketing digital através de: 

  • Criação de materiais gráficos para campanhas publicitárias; 
  • Criação de imagens para anúncios em redes sociais; 
  • Criação de logotipos, criando uma consistência de marca.
Conteúdos ↑

Performance Max do Google

ferramenta-de-perfomance-max-do-google
Fonte: Performance Max do Google

A inteligência artificial integrada aos Anúncios Performance Max do Google é uma IA generativa feita para simplificar o processo de criação de campanhas publicitárias. 

A partir de 2024, essa funcionalidade estará disponível para todos os usuários. 

Durante os testes beta, os anunciantes relataram um aumento na eficácia de suas campanhas. 

De acordo com o Google, o gerador PMax pode ser utilizado de duas maneiras:

  1. Na criação de textos: anunciantes que executam campanhas receberão sugestões de textos de anúncios. Eles poderão testar essas ideias criativas juntamente com as suas próprias para otimizar o desempenho geral.
  2. Na geração de conteúdo visual: a IA pode ajudar aqueles que enfrentam dificuldades na criação de imagens atrativas. Ela fornece um material já preparado para ser utilizado em anúncios.
Conteúdos ↑

Acrolinx

pagina-de-inicio-da-acrolinx
Fonte: Acrolinx

A Acrolinx é uma plataforma especializada em otimização de conteúdo através da inteligência artificial e análise linguística.

A plataforma Acrolinx oferece ferramentas para: 

  • Avaliação da qualidade de conteúdo;
  • Garantia de conformidade de estilo da empresa;
  • Otimização de linguagem de acordo com o público.
Conteúdos ↑

Exemplos de empresas que usam o AI marketing

Atualmente, muitas empresas de vários tamanhos incorporam a IA em suas estratégias de marketing. Alguns exemplos de empresas renomadas incluem: 

Amazon

pagina-de-carrinho-da-amazon
Fonte: Amazon

A Amazon utiliza a IA principalmente para personalizar recomendações de produtos para seus usuários e melhorar a experiência do usuário.

Conteúdos ↑

Netflix

pagina-de-inicio-da-netflix
Fonte: Netflix

A Netflix utiliza a IA para recomendar séries e filmes personalizadas para seus assinantes;

Facebook: utiliza a IA para a segmentação avançada de anúncios e detecção de padrões comportamentais de seus usuários.

Conteúdos ↑

Adobe

pagina-de-inicio-da-adobe
Fonte: Adobe

A Adobe oferece soluções de marketing digital baseadas no marketing de inteligência artificial para a personalização de conteúdo e análise de dados.

Conteúdos ↑

Salesforce

pagina-inicial-da-salesforce
Fonte: Salesforce

A Salesforce utiliza a IA em suas plataformas de automação de marketing para aprimorar a geração de leads. 

Conteúdos ↑

Qual o rumo do AI marketing?

Em 2024, se destacam três tendências marcantes no cenário do marketing. 

Primeiramente, a popularidade da IA preditiva tem revolucionado a forma como as equipes extraem insights, eliminando a necessidade de codificação complexa. 

Ao utilizar a análise de dados, a IA preditiva antecipa necessidades e comportamentos futuros dos clientes, permitindo uma personalização em larga escala com base em ações previstas.

Além disso, podemos observar uma crescente tendência de aumento no volume de conteúdo, impulsionada pela redução dos custos de produção. 

O uso de chatbots também está em constante crescimento. Eles podem garantir a presença de suporte durante 24 horas por dia, com respostas precisas e de forma econômica. 

Diante deste cenário, a escolha de uma rede de publicidade adequada é uma parte vital de uma estratégia de marketing, pois as ferramentas baseadas em IA permitem que você: 

  • Monitore os concorrentes;
  • Faça os lances certos;
  • Otimize os gastos com publicidade;
  • Obtenha o tráfego mais relevante.

Algumas ferramentas podem automatizar totalmente a participação em leilões para visualizações de anúncios ou desvincular as fontes de tráfego de baixo desempenho da sua campanha.

Conteúdos ↑

AI marketing — FAQs

Como o IA marketing funciona definitivamente? 

O IA marketing opera através da aplicação de algoritmos e técnicas de aprendizado de máquina para analisar dados, identificar padrões de consumidores e automatizar processos. Essa abordagem permite personalizar campanhas publicitárias, otimizar a segmentação de público e avaliar as táticas da competição.  

Como a IA está transformando as estratégias de marketing? 

A IA tem o potencial de nivelar as oportunidades para anunciantes e editores. Ela é capaz de automatizar pesquisas de marketing, gerar imagens e textos, otimizar o trabalho manual monitorando o desempenho dos anúncios e oferecer lances competitivos. Também é possível analisar vários canais e escolher aqueles que podem enviar tráfego relevante com o preço ideal.

Qual é a finalidade do AI marketing?

A finalidade do AI marketing é aprimorar e otimizar as estratégias de marketing por meio da aplicação de técnicas de inteligência artificial. Nos últimos anos, a IA tem se destacado como uma força disruptiva em diversos setores, transformando fundamentalmente a maneira como as empresas conduzem suas operações.

Conteúdos ↑

Alcançando resultados excepcionais com o AI marketing 

Afiliados e anunciantes podem encontrar grande valor na inteligência artificial, principalmente devido à sua capacidade de otimizar campanhas de forma eficiente, resultando em economia de orçamento.

A IA facilita a veiculação de anúncios para públicos relevantes, tornando o monitoramento e a otimização das campanhas mais transparentes e rápidas.

Mesmo ao automatizar 90% do seu marketing, é essencial contar com públicos altamente intencionados e visualizações de anúncios de qualidade. A Adsterra não só oferece suporte nesse aspecto, mas também lhe capacita com ferramentas de inteligência artificial para otimização de custos.

ADVERTISE
Related Posts
×