Casa Guias e Tutoriais Arbitragem de tráfego desvendada: maximizando o sucesso online

Arbitragem de tráfego desvendada: maximizando o sucesso online

Tarcio Santos

A arbitragem de tráfego assume várias formas e formatos. Basicamente, é uma prática de adquirir tráfego adequado e enviá-lo para a página de um produto, sendo pago pelo proprietário do produto quando os usuários realizam algumas ações direcionadas. Mas a história toda é mais complexa, como você deve ter adivinhado. Os profissionais de arbitragem de tráfego ou marketing de CPA ganham muito dinheiro comprando tráfego de qualidade e hoje você descobrirá como. Você entenderá o que é arbitragem de tráfego e decidirá se esta é sua preferência ou não.

O que é uma arbitragem de tráfego?

Arbitragem de tráfego significa comprar tráfego (impressões de anúncios, cliques ou conversões) de redes de publicidade, mídias sociais ou outras fontes para obter pagamento pela ação desejada do cliente (registro, compra ou depósito). Você encontrará marketing de CPA, que muitas vezes é sinônimo de arbitragem de tráfego. Vamos nos permitir pensar que estas são as mesmas atividades por enquanto.  

Como funciona uma arbitragem de tráfego?

Se você é um profissional de arbitragem, seu trabalho é promover produtos ou serviços e ganhar dinheiro por ações específicas do usuário. Como você promove? Direcionando tráfego para um site ou página de destino. Quem paga você? O anunciante cujo produto você está promovendo. 

Como afiliado, você é um especialista em compra de mídia que sabe como adquirir tráfego de qualidade a um custo baixo e receber um pagamento mais alto do seu anunciante. É assim que você ganha! Sua rotina diária é encontrar e direcionar usuários interessados ​​no produto que você está promovendo. Ao trazer tráfego bem direcionado, você aumenta as chances de alcançar as conversões ou ações que o anunciante deseja. E a receita que você obtém, é claro! Uau! Muitos termos novos, certo? Vamos decompô-los!

Conteúdos ↑

Quais os participantes de uma arbitragem de tráfego?

A arbitragem de tráfego envolve vários participantes.

*Tráfego ou usuários, ou visualizações de anúncios, cliques, ações direcionadas que um comerciante afiliado compra.

*Origem do tráfego ou onde um afiliado adquire visualizações, cliques e ações de anúncios. Podem ser anúncios de pesquisa, plataformas de anúncios natives, redes de anúncios gráficos, tráfego de mídia social, tráfego no aplicativo e muito mais.

*Uma rede afiliada (ou rede CPA), que é onde os anunciantes colocam ofertas.

*Ofertas ou breves descrições do que os anunciantes desejam de um afiliado: qual tráfego, de onde e pelo que o afiliado será pago.

*Página de destino ou página de destino para onde um afiliado envia todo o tráfego.

*Popunder, Push, Banner, Tráfego nativo. Todos esses são tipos de anúncios que os afiliados compram de redes de publicidade.

Os editores. Os proprietários de sites onde os formatos de anúncios são colocados. Um pode colocar um anúncio Popunder, enquanto outro colocará anúncios Natives e Push, e assim por diante.

descrição-do-fluxo-de-trabalho-de-uma-arbitragem-de-tráfego
Conteúdos ↑

O que faz um profissional de arbitragem?

O profissional de arbitragem de tráfego, que é a pessoa que sabe como ganhar dinheiro com tráfego pago, realiza esse papel de intermediário. A ele cabe a tarefa de adquirir o tráfego das fontes e direcioná-lo para os compradores. O principal requerimento para realizar arbitragem de tráfego é ter acesso a um tráfego de qualidade, que seja interessante para os compradores.   

Os profissionais de arbitragem de tráfego ganham dinheiro?

Ganhar dinheiro com tráfego pago pode resultar em grandes lucros, se o especialista em arbitragem de tráfego conseguir montar uma estrutura que valorize a sua atuação como intermediário. De modo simples, isso significa obter quantidades volumosas de tráfego de qualidade das fontes (ou seja, altamente convertível, estável e com baixa presença de bots) e redirecioná-los para os destinos finais correntes. O lucro do profissional de arbitragem de tráfego será proporcional a eficiência dele nesse processo. O desafio de um profissional da área é comprar tráfego e vender de uma forma que consiga gerar lucro. 

A Adsterra facilita o lançamento de anúncios, pois oferece mais de 20 opções de segmentação e conecta seus anúncios com sites relevantes de qualidade. Aproveite as oportunidades de lançar anúncios locais ou globais!

OBTENHA O MELHOR TRÁFEGO
Conteúdos ↑

Sim, a prática de arbitragem de tráfego é totalmente legal e não existe nada de errado em como ganhar dinheiro com tráfego pago. De um ponto de vista legal, pensando no conteúdo, os editores são totalmente responsáveis pelas publicações de seus sites, independente de suas fontes. Isso não significa, contudo, que um profissional de arbitragem de tráfego não deve estar sempre atento ao conteúdo que vai usar, especialmente se for conteúdo inapropriado.

Descrição-do-fluxo-de-movimento-do-cliente-até-o-anunciante
Conteúdos ↑

Quais são os tipos de arbitragem de tráfego?

Existem diversos tipos de arbitragem de tráfego o qual podemos usar, como podemos ver a seguir:

  • Busca simples:

A versão mais simples. Aqui se pode obter o tráfego conectado a uma palavra-chave que seja mais barata e o vender para um provedor de feed pela mesma palavra-chave ou por alguma que seja muito semelhante mas um pouco mais cara.

  • Tráfego de anúncios de display:

Esse tipo consiste em obter tráfego advindo de anúncios banners e o vender a resultados de pesquisa relacionados. Como esse tipo de tráfego geralmente é considerado mais barato, essa é uma ótima opção para novatos começarem, pois é mais seguro em termos de riscos financeiros.

  • Tráfego de de anúncios nativos:

Uma forma bastante direta de como fazer dinheiro com tráfego pago, na qual se compra um tráfego barato que se pode obter de alguma plataforma nativa e o vende diretamente para uma página de resultado de busca ou de anúncios.

  • Tráfego de mídia social:

Aqui, o tráfego que se pode obter em plataformas e redes sociais é comprado e vendido para uma página de resultado de busca. Assim como o tráfego de display, o tráfego vindo de redes sociais pode ser mais barato e por isso, é uma boa opção para novatos no ramo.

Diferentes-tipos-de-tráfego-de-arbitragem
Conteúdos ↑

Como ganhar dinheiro com tráfego pago – Onde conseguir o tráfego?

Para obter o tráfego, não é necessário ter acesso a nenhuma rede especial, muito menos entrar em contato com as fontes. A forma mais fácil de obter o tráfego é comprando-o de uma rede de anúncios de grande porte, que permite usar esse material de forma consolidada. Algumas redes de anúncios mais importantes incluem o Adsterra, Outbrain, Taboola, Yahoo!, Tonic, Revcontent, Facebook e o Instagram (no caso das redes sociais), Google Ads e Zeropark.

Por onde começar com uma arbitragem de tráfego?

Antes de mais nada, é importante selecionar um modelo de arbitragem de tráfego dentre um dos mencionados acima, e também escolher um nicho relacionado ao conteúdo que você vai redirecionar, uma vez que uma abordagem mais geral, focada em usar conteúdos, será bem difícil de acompanhar e gastará tempo e dinheiro. Nichos interessantes para anúncios são notícias, cultura, comparações entre produtos, paternidade, finanças, viagens, entretenimento, filmes, livros e jogos, campanhas publicitárias, orientação legal, etc.

O que é uma rede de afiliados?

Uma rede de afiliados atua como um intermediário entre afiliados e anunciantes. Dentro dela, os afiliados podem obter links de diversas ofertas de campanhas criadas por anunciantes e marcas, para as quais redirecionam tráfego com o objetivo de gerar receita. A Adsterra CPA Network é uma rede de afiliados que cumpre esse papel, criando um canal que conecta afiliados e anunciantes, e facilitando a vida de ambos no que consiste na construção de uma rede de parceiros e na impulsão de uma carreira digital. 

Se inscreva como um anunciante na Adsterra, aproveite o melhor tráfego e obtenha ótimas taxas de conversões em seus anúncios.

COMECE A ANUNCIAR
Conteúdos ↑

Como escolher uma rede de afiliados para ganhar dinheiro com tráfego pago?

A escolha da rede de afiliados não pode ser feita ao acaso. É necessário levar em conta não só a reputação e a confiabilidade da rede, mas também estudar qual é a mais adequada para o seu nicho e o seu modelo de negócios. A escolha de uma boa rede de afiliados depende de uma série de fatores, incluindo a frequência e o método de pagamento, o acesso a diferentes tipos de nicho, a quantidade bruta de ofertas, a disponibilização de estatísticas e outros dados para aprimorar a estratégia e a presença de ferramentas que facilitem o trabalho do usuário. O profissional de arbitragem de tráfego deve buscar por uma rede que se encaixe em seu projeto, oferecendo acesso ao nicho que ele busca e complementando com as facilidades. Deve-se estar sempre atento em relação a precificação, já que o custo-benefício de uma rede precisa compensar no longo prazo. 

Conteúdos ↑

Melhores fontes de arbitragem para ganhar dinheiro com tráfego pago:

Uma fonte de arbitragem boa é aquela que oferece três elementos: primeiro, grande volume de tráfego, sem o qual a operação de arbitragem de tráfego não gerará muito lucro. Segundo, oferecer um sistema de segurança para atrair tráfego genuino e segmentado . E terceiro, oferecer opções de segmentação do público-alvo do qual o profissional de arbitragem está comprando ou vendendo tráfego. Não existe uma fonte certa para todos e o próprio profissional precisa descobrir qual é a mais adequada para o negócio que ele está montando.  

Como fazer o Google AdSense trabalhar para você?

O Google AdSense é uma ferramenta que pode facilitar bastante a vida de um profissional de arbitragem de tráfego, uma vez que ele incorpora funcionalidades que permitem que essas atividades sejam realizadas por meio dele. Pelo AdSense, é possível usar de alguma fonte, inclusive do próprio Google, por meio do Google AdWords, e então redirecioná-lo para páginas que utilizam os anúncios dessa plataforma. 

Outra grande vantagem do AdSense é que o Google trabalha com um sistema de ponta a ponta, sendo possível realizar toda a compra e a venda do tráfego dentro da própria plataforma O AdSense, contudo, não é a única dessas ferramentas que um profissional pode usar, e ele pode achar várias interessantes neste artigo

Conteúdos ↑

Quais são as práticas recomendadas para uma arbitragem de tráfego?

A atuação de um profissional de arbitragem de tráfego pode ser muito facilitada pela adoção de boas práticas que vão otimizar as atividades desempenhadas e reduzir a margem de erros a serem cometidos. É necessário que o profissional esteja ciente das regras tanto das fontes quanto dos compradores, já que burlar essas instruções pode danificar a imagem do mesmo no mercado. 

A escolha dos verticais também deve ser feita com cuidado, já que alguns são sazonais enquanto outros têm alta convertibilidade o ano todo. No começo, a realização de testes e experimentos para checar a conversibilidade do tráfego é uma prática em que vale a pena investir algum dinheiro para ganhar mais dinheiro, já que ela permite evitar erros básicos e gerar mais aprendizado para o profissional. 

Uma menção especial deve ser feita em relação a arbitragem de conteúdo inapropriado, que está sujeito a regras bastante rígidas e por isso pode resultar em problemas não só com o compliance das plataformas mas também com a lei.  

Conteúdos ↑

Arbitragem de tráfego — P&R:

De que forma podemos direcionar o tráfego?

Para ganhar dinheiro com tráfego pago, é necessário obter uma fonte de tráfego de qualidade e desenvolver uma estratégia inteligente de sequenciamento, que direcione os usuários para páginas de destino que sejam de seu interesse e por isso agregem valor ao anunciante por trás delas. A chave é saber o que o anunciante oferece e quem, dentro do tráfego, tem interesse naquilo, para então realizar a combinação.

Quais as melhores estratégias para se realizar arbitragem de tráfego?

A estratégia perfeita para o seu negócio de arbitragem de tráfego pode ser sumarizada em um conjunto de perguntas que você deve usar para montar sua operação.

Como escolher o nicho certo?

Procure por um nicho sólido, que possui uma alta demanda entre o público e que seja possível encontrar tráfego com alta convertibilidade, baixa marginalidade e forte presença de seres humanos e não bots.

Da onde comprar o tráfego?

Busque usar redes de anúncios que trabalhem melhor com o tipo de tráfego que você planeja usar (tráfego de redes sociais, via anúncios, via fóruns, etc).

Para onde vender o tráfego?

Busque por provedores que tenham interesse no nicho do tráfego que você está vendendo e se certifique da qualidade do material vendido para ganhar mais dinheiro.

Que boas práticas devo adotar?

Não canse de usar testes e experimentos para se certificar da qualidade do seu material, respeite as regras das plataformas que você utilizar, adquira conhecimento técnico acerca do seu nicho e de seus verticais e se for usar conteúdo inapropriado, redobre o cuidado.

Quais os principais desafios da arbitragem de tráfego no Brasil?

O setor de arbitragem de tráfego ainda é pouco conhecido no Brasil, de modo que know-how e ferramentas para a realização deste tipo de atividade ainda não são de conhecimento geral. Isso também limita o número de fontes e provedores nativos, que não fazem uso do potencial que tem. Isso tudo dificulta o começo de carreira de um profissional que decidiu entrar nesse ramo recentemente. Por outro lado, o fato de ser um mercado relativamente novo e, portanto, sem grande concorrência, abre oportunidades enormes para os pioneiros. O grande desafio da arbitragem de tráfego no Brasil hoje é tornar o tema mais conhecido, para que mais fontes e provedores nativos possam se engajar e assim gerar mais mercado.

Quais são as diferenças entre arbitragem de tráfego e marketing de afiliados?

Marketing de afiliados é um acordo no qual um ente corporativo (o afiliado) recebe uma certa comissão para cada clique, venda ou assinatura que é realizada em prol de um terceiro, o que permite assim a uma empresa, por exemplo, terceirizar grande parte de suas operações com vendas ou anúncios. Já a arbitragem de tráfego é a prática de se comprar tráfego digital de uma fonte e vendê-lo para um provedor, guardando para si a margem de lucro entre a compra e a venda. 

Quais são as métricas mais importantes para avaliar o sucesso da arbitragem de tráfego?

O Custo por Ação (CPA), ou seja, o quanto um negócio paga para realizar uma conversão, é a melhor medida de sucesso para a arbitragem de tráfego. Um CPA baixo indica uma alta lucratividade do processo, mas se essa métrica se tornar muito alta, existe um alto risco do gasto com o tráfego não estar correspondendo com os retornos, gerando assim prejuízos.

Quais são os riscos envolvidos na arbitragem de tráfego?

Existem dois grandes riscos, o financeiro e o jurídico. O primeiro pode acontecer caso um profissional não saiba direito como ganhar dinheiro com tráfego pago e adote uma estratégia falha, que o faça investir tempo e dinheiro à toa, sem perspectiva de retorno. O jurídico pode ser uma consequência para violações das regras das plataformas ou para o uso inadequado de arbitragem de tráfego no que se refere ao conteúdo inapropriado. Ter uma estratégia coerente e seguir  as regras à risca são as melhores formas de se imunizar contra esses riscos.

Conteúdos ↑

Conclusão

Arbitragem de tráfego é uma modalidade emergente de negócios que permite ganhar dinheiro com tráfego pago de modo bastante simples. Em resumo, o profissional de arbitragem é um intermediário que obtém os dados de uma fonte e vende a um provedor, tirando seu lucro da diferença entre a compra e a venda. Para que a operação seja lucrativa, o profissional precisa ter um fluxo grande de dados, garantir que ele seja de boa qualidade e entender corretamente quais plataformas e nichos são as melhores para o tipo de arbitragem que ele está buscando.

ESCOLHA TRÁFEGO DE QUALIDADE
Related Posts
×