Casa Guias e Tutoriais Como Monetizar Um Blog: 8 Dicas Para Lucros Sustentáveis

Como Monetizar Um Blog: 8 Dicas Para Lucros Sustentáveis

Tarcio Santos
Best Mobile-friendly Blogspot Templates

Um blog pessoal é um site informativo, onde um autor compartilha sua opinião sobre tópicos específicos ou publica artigos úteis de especialistas. Os blogs podem consistir em postagens curtas ou extensas, geralmente escritas em estilo informal.

Graças a informações exclusivas, conselhos de especialistas e estilo reconhecível, os blogs podem atrair muitos visitantes, formando um grupo de leitores fiéis.

Mas como ganhar dinheiro com um blog? Para responder esta pergunta que muitos blogueiros fazem, preparamos este guia sobre como monetizar um blog, onde apresentamos dicas e passos a serem tomados antes e durante o processo de monetização de um blog. 

Se você ainda não descobriu como ter um blog monetizado, rentável e ainda se pergunta sobre como criar um blog monetizado, embarque conosco nesta leitura e comece a lucrar já! 

O que é a monetização de blog?

Os blogs podem ser uma grande ferramenta para gerar receita, principalmente quando já possuem visitas fidelizadas e que confiam no conteúdo apresentado. 

A monetização de blogs é o processo de ganhar dinheiro através de um blog, ou seja, lucrar com o tráfego, como costumam chamar o número de visitas. Para isso, existem várias estratégias e técnicas que permitem que os lucros sejam adquiridos em grande quantidade, as quais abordaremos ao longo de nosso artigo. 

Com a Adsterra, blogueiros podem ganhar muito dinheiro exibindo anúncios em seus sites, mesmo com um volume de tráfego baixo. Escolha entre os formatos de anúncio bem pagos.

MONETIZE COM A ADSTERRA
Conteúdos ↑

Quais passos tomar antes de monetizar um blog?

Antes de iniciar a monetização de um blog, é necessário prepará-lo para tal atividade. Apresentamos algumas boas práticas que poderão lhe auxiliar neste processo: 

  • Analise o potencial de seu blog: avalie como ele será em curto, médio e longo prazo e se o mesmo possui potencial para alcançar as visitas desejadas; 
  • Defina onde seu blog está agora: analise quantos visitantes você tem por dia ou mês, quais páginas são mais populares, quanto tempo os usuários permanecem em suas página;
  • Invista em conhecer mais o seu público: analise o perfil de suas visitas, para isso, leve em conta a idade, localização, o que as visitas esperam do blog, o que sua audiência determina como ponto de diferenciação entre o seu blog e seus concorrentes;
  • Crie uma estratégia de desenvolvimento e conteúdo do blog: defina que tipo de conteúdo será apresentado em seu blog e se o mesmo será benéfico para o crescimento da quantidade de visitas. Lembre-se de investir em conteúdo de qualidade e que seja capaz em atrair novas visitas e fidelizar os que já estão presentes; 
  • Invista em SEO: tenha como objetivo fazer com que seus artigos atinjam posições relevantes nos mecanismos de busca, isso fará com que você adquira um bom tráfego orgânico, o que significa, mais visitas e chances de sucesso na futura monetização de blog; 
  • Crie métodos de conexão alternativos com seu público: disponibilize métodos de contato, como listas de e-mails ou perfis nas redes sociais. Contatos podem ser uma ótima maneira de estabelecer uma relação de confiança entre seu blog e suas visitas.
Conteúdos ↑

Qual o melhor momento para começar a monetizar um blog? 

Para saber o exato momento em que você deve começar a monetizar seu blog, verifique se ele segue algumas características importantes para este tipo de atividade lucrativa. Dentre elas estão: 

  • O público já foi construído? O segredo do sucesso na monetização é ter um público que confia no conteúdo produzido e prestam atenção frequentemente nas postagens publicadas.
  • Possui conteúdo de qualidade? A criação de um conteúdo rico para seu público-alvo é aquele baseado no que as visitas realmente querem ler. Invista em pesquisas, tenha sempre novas ideias de conteúdo úteis, abra espaço para especialistas postarem artigos como convidados em temas específicos, pois assim, seu blog passará confiança e aumentará a credibilidade de seu conteúdo. 
  • Possui boas fontes de tráfego? Verifique se seu blog possui fontes concretas de tráfego, como bom SEO ou campanhas publicitárias pagas, estas práticas garantem que novas visitas cheguem até você. 

Após verificar que todas características básicas foram atendidas, é possível pensar em como monetizar seu blog. 

passos-necessarios-para-monetizar-blogs
Conteúdos ↑

Como rentabilizar um blog?

Se você observou que seu blog possui potencial para a monetização, para ajudar nesta tarefa, apresentamos aqui algumas dicas de estratégias que lhe ajudarão a começar. 

Usar plataformas de publicidade

plataforma-de-publicidade-adsterra

Usar um blog como espaço publicitário é uma ótima forma de ganhar dinheiro, para isso, muitos editores usam as redes de publicidade. 

As redes de publicidade são plataformas onde os anunciantes são capazes de montar campanhas de anúncios de produtos. Elas funcionam da seguinte maneira: 

  1. Elas fornecem um código com informações de anúncios para blogueiros inserirem em seus sites ou páginas. 
  2. Ao inserir o código, um anúncio será exibido para as visitas do blog. 
  3. A monetização acontece quando os visitantes do seu blog visualizam anúncios, clicam neles ou se convertem em leads ou clientes dos sites dos anunciantes. Assim, você é pago por visualizações de anúncios, cliques e conversões.

Você já deve ter ouvido falar do Google Adsense como uma plataforma de monetização. É um player de mercado confiável com múltiplas vantagens. Mas muitos blogueiros optam por alternativas ao Adsense, uma vez que ele possui diversas restrições ao volume de tráfego e ao perfil. 

Você tem a oportunidade de escolher uma entre as redes de anúncios que melhor pagam seus editores. A Adsterra é uma empresa com muita experiência no mercado, que ajuda blogueiros a ganharem mais desde 2013. Os benefícios que você obtém como editor na Adsterra são:

  • Taxas altas e estáveis de CPM (Custo por Mil Impressões);
  • Taxa de preenchimento de 100%  com anúncios de alta qualidade;
  • Anúncios de alta qualidade para serem incluídos em um blog;
  • Trabalha com várias verticais específicas;
  • Retirada mínima de somente USD$5, ou seja, não é necessário esperar acumular grandes valores para retirar seu dinheiro da plataforma da Adsterra;
  • O programa exclusivo de atendimento ao parceiro que garante que cada parceiro obtenha suporte acessível e especializado;
  • Formatos de anúncios de sucesso que geram grandes receitas, desde Popunders clássicos até anúncios exclusivos do Social Bar (In-Page Push).
JUNTE-SE À ADSTERRA
Conteúdos ↑

Adotar o marketing de afiliados

O marketing de afiliados é uma das maneiras de monetização mais conhecidas entre os blogueiros.  

Trabalhar com o marketing de afiliados é bem simples, é necessário somente obter uma oferta, através de um link único de afiliado,para promover produtos de terceiros em um blog. Quando um leitor faz uma compra através de seu link de afiliado, o blogueiro recebe uma comissão da venda. 

As chances de sucesso com o marketing de afiliados são altas, pois é possível oferecer produtos de terceiros relacionados diretamente com os interesses do público-alvo. 

Inserir posts patrocinados

publicacao-de-post-patrocinado-em-um-blog

Os posts patrocinados são postagens pagas feitas no blog, esse pagamento pode ser realizado por empresas para a promoção de produtos físicos ou digitais, como e-books, serviços e até mesmo postagens que contenham um link de direcionamento para o site da empresa.

Apesar de ser um método rentável de monetização de blogs, as postagens patrocinadas podem ser trabalhosas, por se tratar de convencer marcas e empresas a pagar por uma postagem. Para isso, é necessário ter um público fiel e sólido. 

Algumas dicas de sucesso são:

  • Crie uma página apresentando os benefícios dos posts patrocinados em seu blog: deixe claro para as marcas que seu blog está aberto à novas parcerias;
  • Crie um mídia kit: informe às empresas o tamanho de sua audiência, os diferenciais propostos pelo blog, os benefícios que as empresas terão ao pagar por uma postagem em seu blog, etc;
  • Revise o contrato fechado com as empresas: antes de fechar um contrato, decida se o valor proposto vale a pena pelos requisitos exigidos pelas empresas, como criação de imagem e promoção em redes sociais ou e-mails;
  • Confie nos produtos promovido: faça postagens somente de produtos ou serviços de sua confiança, não coloque sua credibilidade como blogueiro em risco;
  • Não produza spam: misture postagens pagas e orgânicas, pois se o conteúdo oferecido no blog for somente de anúncios de produtos, as visitas podem duvidar de sua credibilidade.
Conteúdos ↑

Vender produtos físicos ou digitais próprios

venda-de-produtos-em-um-blog

É também possível utilizar um blog para ganhar dinheiro através da publicação de artigos que promovam seus próprios produtos, não importando se os produtos são físicos ou digitais, como e-books ou cursos. 

Esta estratégia se difere da estratégia de postagem patrocinada, por se tratar da promoção de produtos próprios, não produtos de empresas de terceiros. 

É importante estar atento ao conteúdo publicado e para isso, algumas dicas podem ser seguidas:

  • Produzir conteúdo exclusivo;
  • Inserir fotos para tornar o artigo mais atrativo aos olhos;
  • Inserir links para compra do produto.

Esta pode ser uma excelente estratégia por se tratar de oferecer produtos para um público que já foi cativado e fidelizado, ou seja, os possíveis compradores são, na maioria dos casos, pessoas que já confiam no conteúdo do blog ou no blogueiro. 

Conteúdos ↑

Aceitar doações 

pedido-de-doacao-em-um-blog

Este é outro método interessante que poderá ser utilizado na monetização de um blog. Deve ser feito um anúncio para que os assinantes possam doar valores para o blog de forma voluntária. É importante deixar claro para quais objetivos estará sendo realizada a arrecadação de dinheiro, como a compra de algum equipamento e etc.

Apesar de ser um método válido, pode levar certo tempo para que um blogueiro comece a receber valores consideráveis. É necessário cativar as pessoas de modo com que elas façam as doações voluntariamente, para isso, é preciso entregar um conteúdo de alta qualidade gratuitamente.

Além de realizar postagens recorrentes e de alta qualidade, lembre-se de sempre disponibilizar diversos métodos de pagamento, para que os assinantes tenham uma maior liberdade para escolher. 

Conteúdos ↑

Começar a gravar podcasts

pagina-de-podcasts-em-um-blog

Atualmente os Podcasts têm se tornado muito populares, tendo milhões de ouvintes no mundo inteiro e para quem já possui um blog, esta é uma excelente ideia para trazer mais tráfego e gerar receita. 

A monetização pode ser realizada através da venda de espaços patrocinados para empresas que atuam na mesma área que o conteúdo do blog e queiram atingir o público que acessa os podcasts do blog. Desta forma, além de gerar renda para o blogueiro, as empresas se beneficiarão com um alcance maior de clientes. 

Conteúdos ↑

Exibir anúncios de formatos variados

exibicao-de-anuncios-em um-blog

A inclusão de anúncios de produtos em um blog é uma das formas mais rápidas de monetizar um blog e não exige grande esforço por parte do blogueiro. Esta estratégia consiste na instalação de um código de anúncio no blog, esse código fará com que anúncios relevantes sejam exibidos para as visitas que acessam o blog. 

Para adotar esta estratégia, é recomendado utilizar uma rede de publicidade de qualidade que conecte seu blog com as empresas que estão interessadas em postar anúncios de produtos. Uma ótima plataforma que pode fazer este trabalho eficazmente é a Adsterra. 

Com a Adsterra, um blogueiro é capaz de escolher quais formatos de publicidade usar, dentre os mais populares estão:

  • Banners;
  • Native Banners;
  • Popunder;
  • Direct Link.

Para começar, é bem simples, basta seguir estes 5 passos abaixo:

  1. Realizar um cadastro;
  2. Enviar uma solicitação de verificação de seu site;
  3. Aguardar uma resposta;
  4. Escolher quais anúncios poderão se encaixar em seu blog;
  5. Instalar o código de anúncio no blog.

A Adsterra possibilita que blogueiros utilizem a estratégia de inclusão de anúncios de vários formatos em seus sites. Comece agora e faça a monetização rápida de seu blog!

COMEÇAR A GANHAR
Conteúdos ↑

Exibir seu portfólio no blog

exibicao-de-portfolio-em-um-blog-pessoal

Ser um blogueiro freelancer e escrever para outros blogs também é uma forma de ganhar dinheiro na área. Os textos que forem publicados no seu próprio blog poderão servir como um portfólio para mostrar seu trabalho para outras empresas que precisam de redatores. Algumas dicas importantes são:

  • Cobre por projeto realizado ao invés de cobrar por hora;
  • Apresente exemplos de conteúdos que já escreveu e foram publicados;
  • Procure projetos que estejam dentro do seu nicho e que tenha conhecimento mais amplo.

Para ser um escritor freelancer, não é importante que seu blog possua um alto tráfego, o que realmente importa é a qualidade do conteúdo produzido. Opte por escrever sobre nichos populares e que possuam empresas que trabalhem no mesmo nicho que o conteúdo produzido, pois isso aumenta as chances de alguma empresa reconhecer o seu trabalho.

Ao possuir um blog estruturado e com conteúdo organizado, é possível começar a entrar em contato com as empresas as quais você possui interesse em escrever.

Conteúdos ↑

Como conseguir tráfego para um blog? 

O tráfego do seu blog influencia significativamente na monetização, pois sem visitas ou assinantes é impossível fechar parcerias exibindo anúncios de produtos, por exemplo. Para isso, considere alguns importantes fatores que podem contribuir com o aumento do tráfego do seu blog como:

  • Obtenha a clara definição do público-alvo;
  • Mantenha a qualidade do conteúdo;
  • Trabalhe para aumentar o engajamento;
  • Crie uma reputação como expert no assunto;
  • Invista na promoção do seu blog.

Como monetizar um blog — FAQs

Quanto é possível ganhar com um blog monetizado?

Não há limites de recebimento de valores para um blog monetizado. Alguns blogueiros, que optaram por usar ferramentas de qualidade, como a Adsterra, conseguiram fazer US$1200 em somente 2 meses, como o caso da Achile Anne, que optou pela estratégia de inclusão de anúncios de produtos de alta qualidade em seu blog. 

Qual tipo de blog é mais lucrativo? 

A monetização é possível através das estratégias adotadas, não importando o nicho em que se encaixa o blog, se você possui um público leitor, é possível começar a ganhar dinheiro com um blog.  

Há muitas plataformas de blog disponíveis para aqueles que se perguntam sobre como criar um blog e monetizar do zero. Uma das mais populares é o WordPress, que possui modelos de blogs prontos.

Qual o tamanho da audiência que devo ter para monetizar meu blog?

É recomendado que um blog possua pelo menos 1.000 visualizações por mês para começar a gerar dinheiro. Esse número pode depender da estratégia de monetização, por exemplo, se você deseja incluir posts patrocinados, deverá possuir uma quantidade de visitas estipuladas pela empresa anunciante. Quanto mais pessoas acessando o blog, maiores são as chances de ganhar dinheiro.

Quanto tempo leva para conseguir monetizar meu blog?

É fato que a monetização de blogs pode se tornar um negócio rentável. Dependendo da estratégia adotada e do esforço aplicado, um blog pode levar em média de seis meses a um ano para estar apto à monetização. De início, é recomendado montar um plano de negócios, ter uma estratégia de desenvolvimento do blog, investir no conteúdo e montar um plano de fidelização de visitas.

Como posso ganhar dinheiro se não trabalho com venda de produtos ou coaching?

Há muitas formas de ganhar dinheiro com blog, dependendo do conteúdo oferecido e do nicho em que ele se encaixa. Algumas das maneiras mais populares de lucrar com os blogs são através das redes de publicidade, posicionando anúncios de qualidade em seu espaço publicitário, além do marketing de afiliados, postagens patrocinadas e até mesmo através de pedidos de doações.

Conteúdos ↑

Iniciando a monetização de blogs

Começar um blog é uma excelente oportunidade para ganhar dinheiro e fazer o que gosta ao mesmo tempo. 

Embora seja possível ganhar dinheiro com um blog, esta tarefa requer certo esforço por parte do blogueiro. Mas vimos que adotar uma estratégia pode agilizar o processo para a monetização de um blog e muitas delas podem ser realizadas de forma simples e gratuita, como o uso do marketing de afiliados ou a inserção de anúncios de produtos em um blog. 

Adsterra oferece uma plataforma completa que auxilia na monetização rápida de um blog, independentemente da experiência do blogueiro e das proporções do blog.

COMEÇAR A MONETIZAR
Related Posts
×