Vender anúncios para o seu site pode parecer complicado à primeira vista. Onde encontro anunciantes? Quanto posso ganhar com isso? Que tipo de anúncios posso rodar? Estas são perguntas comuns que os proprietários de sites fazem. Este artigo responderá a elas e mostrará como vender publicidade de forma eficaz. Não há limite para os seus ganhos se você jogar suas cartas corretamente.
O que é espaço publicitário?
Espaço publicitário refere-se às seções do seu site onde terceiros podem posicionar anúncios. Você geralmente encontra espaços publicitários no topo e na parte inferior de um site, em uma barra lateral ou no meio de artigos. Esses espaços exibem diferentes tipos de anúncios, incluindo Banners, Native Ads, Push Ads, etc.
Cada editor decide as seções de seu site onde as marcas podem posicionar seus anúncios.

Você pode se tornar um editor da Adsterra independentemente do seu nível de tráfego e ter acesso a mais de 15.000 anunciantes respeitáveis. Suportamos formatos de anúncios amigáveis ao site, incluindo Popunders, Native Banners, e Social Bar, para entregar a você receitas significativas.
O que significa vender espaço publicitário?
Alocar espaço publicitário é fácil, mas não será útil se ninguém anunciar nele. Vender espaço publicitário envolve encontrar terceiros dispostos a se mostrar ao seu público. Você pode vender o espaço diretamente para os anunciantes ou passar por um intermediário. Este último é conhecido como rede de anúncios, e há muitos exemplos, incluindo a Adsterra.
Venda de espaço publicitário: como funciona
Existem duas abordagens principais:
- Vender diretamente para anunciantes: Você pode abordar marcas e empresas relevantes para o seu público-alvo para comprar anúncios nos seus sites. Este método geralmente gera maior receita, mas encontrar anunciantes dispostos e negociar acordos é desafiador.
- Vender via uma rede de anúncios: Uma rede de anúncios lida com a parte difícil de encontrar anunciantes. A rede já tem sua coleção de anunciantes, então você pode simplesmente se inscrever e se conectar com eles. A rede coleta uma taxa sobre sua receita de anúncios.
Requisitos básicos para vender anúncios
Existem requisitos específicos a serem atendidos para encontrar anunciantes para o seu site. Você precisa de um bom tráfego, pois as marcas querem se exibir para um público engajado. Você também precisa publicar conteúdo de alta qualidade que as pessoas queiram colocar anúncios ao lado, e seu site deve ter um design e aparência atraentes. Vamos expandir mais sobre esses requisitos abaixo.
Tráfego
Tráfego é o número de pessoas visualizando e interagindo com seu conteúdo. Seu site deve ter um público expressivo para atrair anunciantes. Não é preciso ter um tráfego ou audiência muito grandes, mas ter milhares de visitantes mensais é um bom ponto de partida. A coisa boa é que a maioria das redes de anúncios, incluindo a Adsterra, não têm requisitos mínimos de tráfego, então você pode começar pequeno e aumentar seus ganhos conforme seu tráfego cresce.
Você pode seguir certas práticas para aumentar o tráfego do seu site, incluindo usar títulos criativos, otimizar seu conteúdo para exibições móveis, direcionar palavras-chave com alto potencial de busca e publicar conteúdo longo.
Junte-se à Adsterra e conecte-se com mais de 15.000 anunciantes lançando mais de 200 mil campanhas publicitárias por ano. Ganhe com formatos top como Social Bar e Popunder e aproveite pagamentos rápidos. Comece agora – é rápido e simples!
Conteúdo de alta qualidade
Conteúdo de alta qualidade refere-se a coisas que as pessoas querem ler ou assistir. Coloque-se no lugar do seu público-alvo e pergunte: “Que tipo de conteúdo eu provavelmente clicaria?”, “Que tipo de conteúdo me faria querer voltar a um site para mais informações?”
Seus posts devem ser simples de ler e entender. Forneça informações factuais aos telespectadores. Evite usar linguagem prolixa e desnecessária ou escrever conteúdo blefe que entedie o usuário.
Design e usabilidade
A interface do seu site deve ser intuitiva e fácil de usar. Deve ter uma barra de navegação visível e indicadores claros para navegação de uma página para outra. Preferencialmente, tenha um menu no topo ou na parte inferior do site com links para todas as categorias de postagens.
Seu site deve usar cores e fontes que sejam atraentes para os olhos da maioria das pessoas. Use imagens, vídeos e infográficos de alta qualidade para ilustrar seu ponto.

Audiência
Você deve ter uma audiência leal que interage com seus posts. É melhor ter menos visualizações de páginas com uma audiência leal do que muitas visualizações com uma audiência desengajada. No entanto, ter menos leitores que permanecem em um site e navegam entre páginas pode, na verdade, aumentar a monetização de anúncios. Em contraste, um grande público com altas taxas de rejeição não gerará nenhum pagamento se eles saírem antes mesmo que um anúncio tenha carregado.
É importante focar em manter os leitores engajados e interessados no conteúdo para que eles tenham mais probabilidade de interagir com os anúncios. Maximizando o engajamento e o tempo de permanência, os editores podem aumentar o valor do seu inventário publicitário e gerar mais receita.
Transparência
Você deve ser sincero ao interagir com potenciais anunciantes. Forneça informações factuais sobre seu nível de tráfego, visualizações de páginas, seguidores de mídia social, apelo da marca, etc. Qualquer anunciante disposto solicitará todas essas informações para decidir se vale a pena colocar anúncios em seu site, e você deve fornecê-las a eles. Seja aberto sobre os pontos fortes e fracos do seu site.
Quer gerar renda passiva apenas colocando códigos de anúncios? Cadastre-se (é grátis para sempre) e escolha entre os formatos mais bem pagos
As melhores maneiras de vender anúncios e maximizar sua receita
Publicidade é o método mais comum de monetizar sites, mas não é simples. Existem várias abordagens para alcançar bons resultados. Você pode combinar diferentes abordagens para ver quais funcionam melhor para você. Vamos explicá-las abaixo.
Vender diretamente
Você pode entrar em contato com potenciais anunciantes diretamente e apresentá-los. Este método não precisa de intermediário, o que significa que você pode ficar com toda a sua receita. No entanto, abordar diretamente as marcas é desafiador, e você deve esperar muitas rejeições ao longo do caminho. Requer considerável tempo e esforço, mas renderá bons resultados se você fizer bem.
Certifique-se de ter um kit de imprensa contendo estatísticas importantes sobre o seu site (visualizações de página, número de seguidores de mídias sociais, número de visitantes únicos, etc.) ao apresentar marcas.
Prós
- Você retém 100% de sua receita, pois nenhum terceiro toma uma fatia. As campanhas diretas também ganham mais receita do que as não diretas.
- Você pode definir suas próprias taxas de publicidade e encontrar pessoas dispostas a pagar essas taxas.
- Você pode construir relacionamentos lucrativos a longo prazo com anunciantes trabalhando diretamente com eles.
- Isso lhe dá mais controle sobre seu inventário de anúncios, para que você possa decidir quando exibir anúncios.
Contras
- É difícil encontrar anunciantes e negociar acordos com cada um. Fazer com que as marcas aceitem suas propostas é a primeira barreira; você enfrentará outro obstáculo de negociar boas tarifas.
- Esse método é mais adequado para sites com tráfego massivo. A maioria das marcas não está disposta a trabalhar diretamente com sites que não têm um público grande e único.
- Você provavelmente precisará empregar uma equipe de vendas para apresentar diretamente, adicionando mais custos indiretos.
Publicidade de afiliados
Este método envolve promover produtos ou serviços em troca de uma porcentagem das vendas referidas por seu site. Você receberá um link único para o produto com um ID de rastreamento que permite que a marca saiba quais cliques se originaram do seu site. Quando alguém clica no seu link e compra o produto sugerido, você recebe uma parte da venda. Você pode ganhar um valor significativo dessa forma.
Prós
- A publicidade de afiliados paga muito bem se você gerar vendas significativas. Você pode ganhar até 30% de cada venda referida do seu site.
- Fácil de começar. Existem inúmeras redes de marketing de afiliados para se inscrever. A maioria tem requisitos mínimos, então você não precisa de muito tráfego para se juntar.
- Links de afiliados em seu texto são menos distrativos do que anúncios gráficos com imagens e vídeos.
Contras
- Você provavelmente só será pago quando alguém referido por seu site comprar um produto. Nenhuma compra significa nenhum pagamento, independentemente de quantas visualizações você enviar ao varejista.
- O marketing de afiliados é uma indústria muito competitiva, com muitos editores disputando relativamente poucos dólares de publicidade.
- Pode ser desafiador identificar os produtos certos para promover ao seu público.
A regra 80/20 para marketing de afiliados
A regra 80/20 se aplica a muitas áreas, incluindo marketing de afiliados e publicidade online em geral. Esta regra, amplamente conhecida como Princípio de Pareto, afirma que 80% dos resultados provêm de 20% das causas. Neste caso, 20% dos profissionais de marketing de afiliados são os mais produtivos e lucrativos.
80% dos editores de afiliados são pagos por venda, o que significa que só ganham dinheiro quando alguém compra o produto que eles anunciaram. 18% dos editores de afiliados são pagos por ação sugerida, por exemplo, adicionar um item ao carrinho. Os restantes 2% ganham dinheiro por meio de custo por mil (por mil visualizações) ou custo por clique.
Como funciona o marketing de afiliados?

Redes de anúncios
Redes de anúncios oferecem um serviço inestimável aos editores. A maioria dos proprietários de sites não tem tempo e recursos para abordar diretamente inúmeras marcas e esperar que algumas comprem espaços publicitários. Essa restrição é mais pronunciada nos estágios iniciais, quando você precisa focar mais em criar conteúdo.
As redes de anúncios conectam editores a anunciantes por meio de uma única plataforma. Ela cuida da parte mais difícil de cortejar anunciantes, enquanto o editor só se conecta com eles sem muito esforço.
O que é uma rede de anúncios?
É uma espécie de mercado conectando anunciantes a editores de sites. Ela combina espaços publicitários de editores com inventário publicitário de marcas e empresas. A rede cobra dos anunciantes da seguinte forma:
- Custo por ação (CPA): Pagamento por cada ação de usuário sugerida, por exemplo, inscrição ou assinatura.
- Custo por clique (CPC): Os anunciantes pagam por cada clique em seus anúncios.
- Custo por mil (CPM): Pagamento por mil visualizações de anúncios.
A rede de anúncios leva uma porcentagem de cada transação e repassa o resto aos editores.
Confira este exemplo de anúncio que o Google colocou na Bloomberg, um popular site de notícias financeiras, via uma rede de anúncios;

Por que redes de anúncios são necessárias?
As redes de anúncios conectam os anunciantes certos aos editores certos. Elas ajudam os proprietários de sites a encontrar anunciantes relevantes para o seu público-alvo. Caso contrário, a busca seria aleatória e complicada. As redes de anúncios também negociam taxas de anúncios em nome de seus editores, tirando um grande fardo deles. Finalmente, elas analisam os anúncios para garantir que sejam seguros.
Publicidade nativa
Os anúncios nativos vêm como um formato separado em muitas redes de anúncios. Eles são parecidos com o seu conteúdo, de modo que os leitores podem nem notar que é um anúncio. A vantagem dos anúncios nativos é que eles são menos perturbadores para a experiência do usuário. Nestes dias em que muitas pessoas estão experimentando fadiga de anúncios, os anúncios nativos permitem que você ganhe dinheiro com pouca interrupção para seus leitores.

Fonte: Maximize Market Research
Prós
- É mais fácil capturar a atenção do usuário porque os anúncios não são intrusivos ou distrativos.
- Funciona bem à medida que você escala seu tráfego.
- Ajuda você a construir credibilidade com seu público, pois eles confiam que seus anúncios não são distrativos.
- Os anúncios nativos comandam CPM ou CPC mais altos que outros tipos de anúncios. Você também pode criar anúncios personalizados e buscar patrocínios de marcas para aumentar a receita.
Contras
- É mais difícil medir o desempenho dos anúncios nativos em comparação com outros tipos de anúncios.
- Leva mais tempo e esforço para criar e gerenciar anúncios nativos porque eles devem se misturar com o conteúdo ao redor.
- Os anúncios nativos podem parecer enganosos porque são dificilmente notados. Portanto, você deve sempre usar avisos como Pago, Patrocinado, ou Ad para informar o usuário.
A Adsterra suporta anúncios Native Banner que ajudam a melhorar sua taxa de cliques e lhe render mais receita. Além disso, com uma taxa de preenchimento de 100% e anúncios de qualidade adaptados ao seu público, você nunca perderá uma oportunidade de monetizar seu tráfego.
Publicidade programática
Publicidade programática é um método automatizado de vender publicidade por meio de um terceiro. Existem duas partes principais no processo; uma Plataforma do Lado da Oferta (SSP) e uma Plataforma do Lado da Demanda (DSP)
Os editores se inscrevem em uma SSP e fornecem seus espaços publicitários. Os anunciantes oferecem em tempo real pelos espaços via a DSP, e um algoritmo determina qual anúncio será mostrado em um tempo específico.
Prós
- Envolve uma licitação competitiva, o que significa que os editores recebem altos preços por seus espaços publicitários.
- Todo o processo de compra de anúncios é automatizado, dando aos editores mais tempo para focar em criar conteúdo e aumentar o tráfego.
- Os mercados de anúncios programáticos tendem a ter muitos anunciantes, o que dá aos editores uma garantia quase de 100% de preencher seus espaços publicitários.
Contras
- Os mercados de anúncios programáticos frequentemente têm altos requisitos mínimos de tráfego, o que exclui a maioria dos editores.
- O processo todo é automatizado, o que significa que há um risco maior de fraude de anúncios, pois nenhum humano o monitora.
- Seu site pode ser combinado com anúncios irrelevantes para seu público-alvo. Anúncios irrelevantes podem reduzir sua credibilidade com os usuários.
O que é melhor: vender diretamente ou por meio de uma rede de anúncios?
Vender anúncios diretamente pode ser tentador porque produz maior receita. No entanto, há algumas estipulações notáveis:
- Você precisa de uma grande quantidade de tráfego, pense em centenas de milhares de visualizações de página mensais, para que os anunciantes considerem trabalhar diretamente com você.
- Leva tempo e esforço significativo para apresentar a anunciantes e negociar acordos de anúncios.
Por outro lado, a maioria das redes de anúncios não tem requisitos mínimos de tráfego e remove o processo difícil de abordar anunciantes diretamente. Ir com uma rede de anúncios é aconselhável, a menos que você seja um editor muito grande.
Procurando mais dicas para aumentar seus ganhos? Siga Adsterra no Instagram para conselhos fáceis, atualizações e ideias para ajudá-lo a ter sucesso!
Quais são os requisitos para vender anúncios em suas propriedades?
- Tenha um público engajado. O público não precisa ser enorme, mas deve gostar do seu conteúdo o suficiente para interagir com ele e compartilhá-lo em seus círculos sociais.
- Conteúdo de alta qualidade. Publique conteúdo que seja fácil de ler e digerir. Use infográficos e imagens para ilustrar seus artigos. Cite estatísticas e outras fontes quando necessário.
- Bom design. Seu site deve ser visualmente agradável. Otimize-o para exibições tanto em desktop quanto em dispositivos móveis.
- Alto tráfego. Sites com um número maior de visitantes comandam taxas de publicidade mais altas.
Por onde começo?
Cobrimos as principais maneiras de vender anúncios em seu site. Você pode começar abordando marcas diretamente ou se inscrever em uma rede de anúncios e acessar um inventário de anúncios já existente. Cada método tem seus prós e contras.
Coisas importantes a considerar antes de começar incluem
- Quanto eu quero ganhar?
- Que tipo de produtos eu quero anunciar?
- Você quer uma marca ou patrocinador específico?
- Que tipo de criativos publicitários devo colocar no meu site?
Qual é o impacto da IA nas vendas de espaço publicitário?
Nos últimos quatro anos, o uso de IA no marketing aumentou em 55%. A IA está mudando a forma como o espaço publicitário é vendido, combinando inteligência e automação para tornar o processo mais rápido, inteligente e lucrativo. Esta rápida adoção destaca o quão essencial a IA se tornou para os editores. Eis como a IA ajuda:
- Melhor posicionamento de anúncios. A IA estuda como as pessoas se comportam nos sites e encontra os melhores lugares para anúncios. Isso aumenta os cliques e ajuda os editores a ganhar mais dinheiro.
- Precificação inteligente. A IA ajusta os preços dos anúncios com base na demanda, interesse do usuário e necessidades do anunciante. Isso garante que os editores obtenham a maior receita de cada espaço publicitário.
- Segmentação precisa. A IA divide os públicos em grupos com base em seus hábitos de navegação, interesses e dados demográficos. Isso ajuda a mostrar anúncios para as pessoas certas no momento certo.
- Integração de anúncios sem interrupções. A IA pode sugerir alterações no conteúdo e no layout do site para que os anúncios se encaixem naturalmente. Isso melhora a experiência do usuário enquanto mantém os anúncios visíveis.
- Proteção contra fraude. A IA identifica atividades incomuns, como cliques falsos ou tráfego de bots. Isso protege as campanhas publicitárias e garante a confiança entre editores e anunciantes.
- Melhoria na experiência do usuário. Com a IA, os anúncios são mais relevantes e menos disruptivos, ajudando os usuários a se manterem engajados com o conteúdo.
Conclusão
Explicamos em detalhes como vender anúncios em seu site. Você pode fazê-lo diretamente ou através de uma rede terceirizada, sendo a última a opção mais fácil. Existem muitas redes de anúncios para escolher, mas recomendamos a Adsterra porque ela oferece acesso a um pool de anunciantes de alta qualidade e suporta muitos tipos de formatos de publicidade.
FAQ sobre como vender publicidade
Você pode apresentar diretamente a marcas e empresas para comprar os espaços publicitários ou inscrever-se em uma rede de anúncios com um inventário existente. A última é a opção mais fácil, eliminando o estresse de fazer várias apresentações de vendas e gerenciar relacionamentos com os clientes. No entanto, as vendas diretas de anúncios tendem a trazer uma receita maior.
Não há limite para quanto você pode vender o espaço publicitário. Depende de vários fatores, incluindo seu tráfego, engajamento do público, apelo e seguidores da marca, etc. Para invocar uma citação econômica popular, um espaço publicitário em seu site vale tanto quanto alguém está disposto a pagar. Não tenha medo de cobrar o que você acha que vale a pena se estiver vendendo anúncios diretamente.
Você pode dedicar algumas seções do seu site para espaços publicitários. O próximo passo é encontrar anunciantes dispostos, e você pode fazer isso diretamente ou via uma rede de anúncios. Uma vez que você encontre anunciantes, eles pagarão por clique, por ação ou por mil impressões. Você também pode receber pelo serviço de publicidade executando anúncios de afiliados e ganhando comissões sobre cada venda referida por seu site.
Sim, você pode. A maioria das redes de anúncios não exige um tráfego mínimo, o que favorece os editores que estão começando e ainda não têm um tráfego significativo. Você pode se inscrever com visualizações relativamente baixas e aumentar sua receita junto com seu tráfego. No entanto, se você quiser vender anúncios diretamente, será necessário ter um tráfego e seguidores significativos.