Casa Guias e Tutoriais App marketing: um guia para o marketing de aplicativos

App marketing: um guia para o marketing de aplicativos

Tarcio Santos

Quando nos referimos a aplicativos móveis, o app marketing torna-se uma peça-chave para destacar seu aplicativo em meio a opções disponíveis nas lojas.

Mas como fazer o marketing de um aplicativo de forma eficaz? Exploraremos as melhores práticas, estratégias inovadoras e ferramentas essenciais para posicionar seu aplicativo de forma competitiva e alcançar o sucesso desejado no mercado móvel.

Qual o conceito de app marketing?

O app marketing se refere às técnicas de marketing específicas para atrair usuários para aplicativos móveis, incentivando o download através da promoção desses aplicativos em diferentes canais de marketing. 

Além disso, ele é capaz de destacar um aplicativo da sua concorrência ao conquistar a atenção dos usuários. Isso é possível ao utilizar mensagens chamativas, cores atraentes e diversos criativos que prendam a atenção do público-alvo.

O marketing de aplicativos também se torna responsável por garantir que os usuários continuem utilizando os aplicativos, evitando desinstalações. Isso é possível ao transformar o aplicativo em um canal contínuo de interação e evitando a rotatividade, fazendo com que usuários não só usem o aplicativo, mas também façam recomendações a outras pessoas. 

Maximize o alcance de seus aplicativos! A Adsterra possibilita a criação de anúncios atraentes e sua exibição em diversos formatos, como por exemplo Social Bar, Popunder e Intersticiais.

CRIAR ANÚNCIOS ATRAENTES
Conteúdos ↑

Por que estratégias de marketing são cruciais para o sucesso de um app? 

Alguns dos motivos pelo qual o marketing é importante para o sucesso de um aplicativo são: 

  • Geração de expectativa: estratégias podem ser usadas para gerar expectativa e conquistar usuários antes mesmo do lançamento de aplicativos;
  • Retenção de usuários: estratégias de marketing são eficazes para atrair usuários;
  • Diferenciação da concorrência: um bom app marketing significa o destaque em meio à concorrência
  • Sustentação do interesse após o lançamento: o app marketing é valioso para evitar que seja desinstalado após os primeiros dias de uso.
Conteúdos ↑

Quais são os principais tipos de marketing de aplicativos?

Existem diversas abordagens para promover um aplicativo, sendo crucial levar em conta seus objetivos e audiências específicas na hora de escolher uma estratégia de marketing. 

Dentre as estratégias de marketing mais populares para a divulgação de aplicativos, estão: 

  • Marketing em redes sociais: as redes sociais são poderosas para divulgação por publicidade paga ou orgânica; 
  • Influencer marketing: parcerias com influenciadores se tornam cruciais para aumentar o alcance de usuários. Nesta estratégia é válido fechar parcerias com personalidades online, celebridades ou especialistas do setor de seu aplicativo; 
  • Otimização da loja de aplicativos: esta estratégia visa otimizar a presença do aplicativo na loja, visando aumentar as instalações orgânicas;
  • Anúncios In-App: esta é uma estratégia de monetização em que desenvolvedores recebem por exibir anúncios dentro de seus aplicativos. Os anúncios In-App são eficazes ao direcionar anúncios para usuários com interesses ao conteúdo do aplicativo. Podem ser feitos por banners, vídeos ou outros formatos publicitários; 
  • Marketing de conteúdo: criação e compartilhamento de conteúdo relevante ao aplicativo a ser divulgado informam e atraem os usuários.
Conteúdos ↑

O que é necessário para fazer um app marketing de sucesso?

Antes de iniciar totalmente a divulgação de seu aplicativo, é necessário conhecer alguns elementos envolvidos neste processo. Portanto, para obter sucesso em uma campanha de marketing de aplicativos, é recomendado: 

  • Definir seus objetivos: é necessário estabelecer seus objetivos para obter uma estratégia consistente para a promoção de um aplicativo; 
  • Segmentar o público: identificar segmentos específicos dos usuários e adaptar as estratégias de marketing para atender às necessidades desses grupos ajuda a aumentar a relevância das campanhas;
  • Entender o público-alvo: compreender o motivo pelo qual as pessoas geralmente utilizam seu aplicativo oferece insights valiosos sobre as ações necessárias para obter resultados; 
  • Se adaptar às lojas de aplicativos: compreender os requisitos e obter estratégias de otimização para bons posicionamentos nessas lojas é crucial.
Conteúdos ↑

De que maneira é possível fazer o app marketing?

Preparamos algumas etapas essenciais que devem ser adotadas por aqueles que desejam iniciar a divulgação de seu aplicativo: 

  • Crie uma landing page: uma landing page é uma página criada com o objetivo de transformar visitantes em clientes. Nessa página, é crucial incluir informações sobre os recursos e benefícios do seu aplicativo;
  • Otimize sua ferramenta: técnicas como ASO (App Store Optimization) podem melhorar o posicionamento orgânico de seu app em lojas digitais;
  • Use vídeos de introdução: inclua vídeos na página de descrição de seu app, mostrando sua funcionalidade, benefícios e até mesmo um exemplo. 
  • Invista no onboarding: introduza seu aplicativos à novos usuários mostrando suas ferramentas essenciais;
  • Dê prioridade a experiência do usuário: foque em como o usuário poderá utilizar o aplicativo como uma solução para seus problemas.
Conteúdos ↑

Quais ferramentas estão disponíveis para fazer app marketing?

Há uma vasta gama de ferramentas criadas especialmente para o app marketing disponíveis no mercado. 

Dentre as ferramentas mais populares estão: 

Adsterra

pagina-inicial-da-adsterra
Fonte: Adsterra

A Adsterra é uma rede de publicidade destinada a anunciantes e afiliados que buscam fontes de tráfego para conectar suas ofertas a audiências de alta qualidade. Ela possui mais de 35 mil editores diretos em todo o mundo, o que garante grande visibilidade em regiões específicas.

Além disso, a Adsterra possui uma política favorável a diversas verticais específicas, como iGaming, utilidades móveis, e-commerce e esporte. 

Com a plataforma, é possível criar anúncios Popunder, Social Bar, In-Page push, Intersticial e muito mais, que são grandes aliados na promoção de aplicativos, pois aparecem de maneira menos intrusiva e causam interrupção mínima nos usuários que acessam os canais de marketing. Este fato está relacionado à maior chance de conversão dos usuários nos anúncios. 

O grande diferencial da Adsterra, são as ferramentas precisas de segmentação de público, ferramentas inteligentes de otimização de custos e seu excelente sistema de segurança em três níveis. 

Compre o melhor tráfego com a Adsterra e aproveite as ferramentas precisas de segmentação de público, ferramentas inteligentes de otimização de custos e seu excelente sistema de segurança em três níveis.

OBTENHA O MELHOR TRÁFEGO
Conteúdos ↑

Sensor Tower

pagina-incial-da-sensor-tower
Fonte: Sensor Tower

O Sensor Tower é um aplicativo que fornece dados precisos sobre quais aplicativos possuem melhores classificações nas lojas de aplicativos mais famosas do mercado. 

Ao usar o sensor tower, você pode obter insights sobre estratégias que podem ser implementadas para alcançar uma classificação elevada. 

Conteúdos ↑

Optimizely

pagina-de-inicio-da-optimizely
Fonte: Optimizely 

A Optimizely é uma plataforma de otimização de experimentos, ou seja, ela é capaz de oferecer ferramentas para a melhoria de aplicativos.

Dentre as soluções oferecidas para seus usuários, estão: 

  • Realização de testes A/B;
  • Personalização de conteúdo; 
  • Relatórios sobre melhores opções de design.
Conteúdos ↑

Construindo relacionamentos duradouros com app marketing

Para se destacar em um mercado saturado de aplicativos, é necessário entender o público-alvo, adotar estratégias personalizadas e utilizar ferramentas eficazes disponíveis. 

Lembre-se, o app marketing não é apenas sobre downloads, mas sobre a construção de relacionamentos duradouros com os usuários. Por isso, utilizar ferramentas ricas em soluções para anunciantes que desejam promover seus aplicativos, como a Adsterra, é crucial para o sucesso de seus negócios. 

ANUNCIE SEU APLICATIVO
Related Posts
×