Casa Guias e Tutoriais Campanha de Natal: Estratégias Eficazes para Emocionar

Campanha de Natal: Estratégias Eficazes para Emocionar

Tarcio Santos

A temporada de fim de ano é um período que oferece a oportunidade de cativar clientes interessados em realizar compras de fim de ano. 

Mas você pode estar se perguntando: “como obter sucesso na minha campanha de natal?”. 

Como resposta às suas perguntas, preparamos este guia com dicas das melhores estratégias para serem utilizadas em suas campanhas de fim de ano. 

Descubra qual o melhor momento para iniciar sua campanha de marketing e como obter mais tráfego. Vamos lá? 

Por que preparar uma campanha publicitária de fim de ano?

A passagem de um ano para o outro representa um período estratégico para empresas de todos os nichos, pois é quando há aumento de consumo. 

Esta fase do ano oferece uma grande oportunidade para que empresas explorem diferentes estratégias de marketing. 

Dentre os principais motivos pelo qual você deve investir em uma campanha de marketing de fim de ano, estão: 

  • Aproveitar a época de recomeço do consumidor: janeiro é um mês de recomeço, por isso, os consumidores estão mais receptivos à mudanças e podem buscar por novos produtos que se alinhem com a filosofia de “ano novo, vida nova”;
  • Fidelizar clientes: lançar promoções e ofertas pode ser um ótimo incentivo para os consumidores, fortalecendo a fidelidade;
  • Manter a relevância no mercado: uma campanha de ano novo pode garantir a visibilidade da marca;
  • Melhorar o engajamento do cliente: as campanhas de natal oferecem uma oportunidade de envolver os clientes em conteúdos interativos.

Com a Social Bar da Adsterra, é possível interagir diretamente com os usuários para aumentar suas conversões. Escolha entre mais de 20 estilos que combinam perfeitamente com suas metas e aumente sua receita!

EXPERIMENTE AGORA
Conteúdos ↑

Qual o momento ideal para preparar uma campanha publicitária de Ano Novo?

A escolha do momento ideal para começar a preparar uma ação de natal é muito importante, pois durante as festas de fim de ano, os consumidores são inundados de anúncios.

Uma campanha lançada no momento correto pode fazer uma empresa se destacar de seus concorrentes. Para isso, é necessário: 

  • Entender o público: é necessário analisar em qual horário o público está mais ativo em seus canais de marketing. Isto lhe permitirá saber em qual momento do dia será o mais produtivo para lançar uma nova campanha publicitária;
  • Começar antes da concorrência: se adiantar no lançamento de uma campanha publicitária pode lhe colocar à frente de sua concorrência e capturar a atenção dos consumidores; 
  • Analisar a concorrência: observe o lançamento de campanhas de seus concorrentes. Isso permitirá que você reconheça qual estratégia usar para superar as expectativas do público;
  • Estender suas campanhas: o período pós-ano novo oferece oportunidades valiosas, pois pode atingir um público ainda em clima festivo, mas com menos anúncios competindo por atenção. 
Conteúdos ↑

Como criar conteúdo para uma campanha de ano novo?

A base de uma campanha de marketing eficaz é um conteúdo de qualidade, relevante e interativo. 

Algumas dicas para a preparação do conteúdo de uma ação de natal são: 

  1. Utilize imagens: aposte em imagens de qualidade, adote cores tradicionais do natal e inclua elementos de design com significados natalinos;
  2. Compartilhe conteúdo nas mídias sociais: crie capas festivas, elabore sorteios entre seus seguidores, realize um amigo oculto entre diferentes influenciadores e crie anúncios direcionados ao seu público com mensagens envolventes;
  3. Divulgue as facilidades de pagamento para este fim de ano: se você oferece a opção de parcelamento, deixe esta informação clara em seu site; 
  4. Ofereça sugestões de presentes: crie postagens com sugestões de presentes para diferentes grupos de pessoas, como família, amigos, entre outros.
Conteúdos ↑

Como obter mais tráfego em uma campanha de ano novo?

Para criar uma campanha de fim de ano, é necessário escolher o que será promovido e qual será o público-alvo. 

Após estipular seu público, confira nossas dicas de estratégias para aumentar o tráfego em suas campanhas de marketing de fim de ano e torná-las rentáveis. Confira! 

Presentes que devem se destacar em 2024

As tendências de presentes para cada ano podem variar. Por isso, para acompanhar essas tendências, é recomendável observar as métricas dos grandes players do mercado, pois permite que os afiliados entendam o que o público deseja em uma determinada localização.

De acordo com o Google Shopping, em 2024, dentre as tendências de presentes estão as cestas de guloseimas e vinhos, canecas, fragrâncias, calçados, roupas e acessórios. 

Quais as melhores ofertas para divulgar no fim de ano?

Nesta época do ano, as ofertas CPA podem ser grande aliadas a afiliados que desejam promover produtos online, pois o número de conversão tende a ser mais alto à medida que os consumidores estão motivados a realizar suas compras de fim de ano. 

Dentre as melhores ofertas, estão aquelas baseadas nas tendências de presentes para o fim de ano, como itens de moda, cosméticos, assinaturas pagas e eletrônicos. 

Qual é o melhor tipo de tráfego para ofertas de fim de ano?

Dependendo de quais tipos de produtos você deseja promover, diferentes formatos de anúncios podem ser utilizados. 

A Adsterra é uma rede de anúncios completa que oferece vários formatos de anúncios para diferentes verticais. As mais populares são: 

  • Anúncios Popunder: são eficazes na promoção de sorteios, aplicativos de namoro e produtos de e-commerce. É possível configurar pré-lander com os produtos mais atraentes disponíveis. 
  • Anúncios In-Page Push: são eficientes na promoção de VPNs, aplicativos de redes sociais e assinaturas. São mais envolventes e eficazes ao convidar os usuários a realizar uma ação. 

Experimente o In-Page Push da Adsterra para suas campanhas de fim de ano e tenha acesso a mais de 10 modelos de criativos personalizáveis, incluindo a Social Bar, um formato de anúncio push que pode assumir qualquer forma. 

EXPERIMENTE A SOCIAL BAR
Conteúdos ↑

Mantenha as campanhas após as festas de fim de ano 

Um erro comum entre alguns anunciantes, é a desativação das campanhas antes do Natal, perdendo a oportunidade de realizar vendas significativas entre o Natal e Ano Novo. Essa decisão, cria um ambiente de menor concorrência e melhor cenário para investimento em publicidade. 

Esta é uma ótima oportunidade para investir em promoções com descontos e ofertas especiais para impulsionar a eficácia de suas campanhas. 

Campanha de natal: ideias e dicas de sucesso

As festas de fim de ano oferecem uma excelente oportunidade para aqueles que desejam divulgar ofertas de produtos. 

Preparamos mais dicas de sucesso para otimizar suas campanhas de fim de ano: 

  1. Crie vários criativos: utilize vários elementos de design para alcançar uma audiência mais ampla;
  2. Otimize seus anúncios para dispositivos móveis: disponibilize versões de suas campanhas para uso no celular; 
  3. Motive os usuários: a estratégia de incitar a urgência através de códigos promocionais válidos por tempo limitados pode ser uma boa aliada na motivação de sua audiência; 
  4. Use vários tipos de anúncios: faça combinações de formatos de anúncios em sua campanha. Utilize abordagens diferentes para diferentes canais de marketing; 
  5. Use ferramentas de otimização automatizadas: reduza o tempo necessário para a otimização de suas campanhas com as ferramentas de otimização automatizadas da Adsterra, como o CPA Goal e o Smart CPM.
Conteúdos ↑

5 dicas para ótimas campanhas publicitárias

Algumas dicas de crescimento são necessárias para alavancar o crescimento de uma empresa e fazer com que se destaque em meio aos concorrentes. 

Aqui estão algumas dicas de marketing digital que poderá utilizar para impulsionar o seu negócio:

  1. Utilize publicidade paga;
  2. Utilize o SEO Local: usado nas lojas físicas;
  3. Automatize tarefas de marketing;
  4. Utilize as redes sociais;
  5. Analise os resultados.

9 dicas de otimização das campanhas de marketing de fim de ano

Para o lançamento de campanhas de marketing de sucesso, é crucial seguir algumas boas práticas, como estudar os interesses do público e as tendências de mercado. 

Para lhe ajudar neste ponto, preparamos uma lista com as melhores dicas de como obter sucesso em campanhas de marketing de fim de ano. Verifique logo em seguida!

1. Invista em e-mail marketing

campanha-de-email-natalino-da-cacau-show
Fonte: Cacau Show

Durante as festas de fim de ano, envie boletins informativos com os links de suas ofertas válidas para a sua audiência através de e-mails. 

Não se esqueça de personalizar seus e-mails com o tema natalino, incluindo designs festivos e mensagens de boas festas, pois esta prática aumenta a relevância para os destinatários e resulta em maiores taxas de cliques. 

Conteúdos ↑

2. Use o WhatsApp como canal de marketing

mensagem-de-whatsapp-como-campanha-de-marketing

O WhatsApp é um meio de comunicação importante que aproxima o consumidor de uma marca. Por isso, as estratégias de marketing devem procurar explorar esse potencial nas campanhas realizadas no final do ano, através de mensagens individualizadas. 

As mensagens enviadas devem envolver o cliente e convidar a realizar algumas ações como conhecer a loja física ou site, realizar um orçamento e etc.

Conteúdos ↑

3. Crie landing pages natalinas e use pop-ups

A criação de uma landing page com formulários dedicada especialmente para as festas de fim de ano é uma excelente oportunidade de obter informações das preferências de compra de clientes, pois pode captar dados valiosos para seus próximos passos na campanha de marketing.

Inclua em sua landing page promoções, condições de parcelamento, facilidades de pagamento e conteúdo grátis de alta qualidade. Para isso, você pode incluir pop-ups em locais estratégicos, que podem maximizar a eficácia da abordagem sem ser invasivo. 

A Adsterra oferece a oportunidade de criação de anúncios In-Page Push com as melhores configurações de segmentação e testes A/B de até 15 criativos. Aproveite esta oportunidade para aumentar suas conversões de fim de ano!

TESTE O IN-PAGE PUSH
Conteúdos ↑

4. Inclua sugestões de presentes em seus canais

Uma das melhores estratégias a serem utilizadas nas campanhas de fim de ano é a oferta de presentes de acordo com os interesses do usuário que está realizando a busca. Essa sugestão é realizada por meio do acompanhamento dos produtos procurados e com esse conhecimento, é possível aumentar a chance de vendas.

O objetivo é tornar a experiência do lead mais personalizada e, somando com boas promoções, o resultado nas vendas poderá ser excelente.

Conteúdos ↑

5. Invista em mídia paga 

anuncio-de-midia-paga-da-thoulouse-home-decor
Fonte: Toulouse Home Décor

Separe uma parte de seu orçamento para o investimento em mídia paga, de acordo com a fonte de seu tráfego, por exemplo, Facebook Ads, Youtube Ads ou até mesmo o Google.

Ao impulsionar suas publicações, é possível garantir mais visibilidade ao alcançar um público mais amplo e qualificado, o que aumenta as chances de concretização de uma venda. 

Com a mídia paga também é possível identificar as campanhas que mais geram resultados em seu público.  

Conteúdos ↑

6. Esteja presente nas mídias sociais

As mídias sociais têm uma grande influência na promoção de negócios, pois possui muitas ferramentas e espaços para as campanhas de marketing, além de grande número de usuários. 

Se você planeja ganhar dinheiro no Facebook, procure melhorar o engajamento dos usuários acompanhando-os desde a primeira interação até a finalização da compra. 

Principalmente nessa época do ano, mantenha os banners sempre atualizados e busque fazer alusão às festas de fim de ano, estimulando os usuários a comprar. 

Conteúdos ↑

7. Faça sorteios e concursos

Os sorteios e concursos têm sido uma estratégia muito utilizada atualmente nas redes sociais, sites e lojas físicas. Selecione um prêmio interessante para o seu público, que atraia o interesse em participar. 

Uma excelente estratégia de marketing, é usar os sorteios como método para aumentar o engajamento nas redes sociais, com o condicionamento da participação no sorteio após cumprir alguns requisitos como seguir a página, marcar pessoas, curtir, comentar e etc. 

Conteúdos ↑

8. Inclua uma ferramenta de criação de lista de desejos de Natal em seu site

Uma boa forma de incentivar o público a comprar é através da lista de desejos. Por isso, é uma boa estratégia apresentar essa ferramenta na loja do seu site. Os leads poderão acessar e lembrar dos produtos desejados ao ver a lista, estimulando a compra.  

Além da lista de desejos, o envio de ofertas de produtos para esses leads que possuem interesse na compra pode ser uma boa estratégia, mostrando produtos parecidos ou complementares. 

Conteúdos ↑

9. Mostre que seu negócio está em clima natalino

perfil-de-instagram-profissional-em-tema-natalino
Fonte: Personal.decor

A identidade visual de uma marca é muito importante e nessa época de fim de ano poderá fazer diferença nas vendas. No clima natalino, algumas marcas alteram o avatar do perfil ou inserem banners temáticos em seus sites. 

O importante nas campanhas natalinas é considerar as emoções das pessoas, já que essa é uma época que reflete o espírito de festividade, solidariedade e união. Sendo assim, procure refletir esses sentimentos nas campanhas da sua marca. 

Conteúdos ↑

Campanhas de natal criativas — FAQs

Como encontrar os bons programas de afiliados para a temporada de fim de ano?

Primeiramente, é necessário planejar uma parceria com marcas que se encaixem com o seu nicho e os interesses de seu público. Após esta etapa, é necessário realizar uma pesquisa de mercado para saber quais produtos são tendências neste fim de ano. Para ajudá-lo a escolher dentre as melhores redes de afiliados, preparamos uma lista detalhada das melhores plataformas de afiliados disponíveis no mercado.

O que devo evitar ao promover ofertas CPA durante o fim de ano? 

Alguns erros comuns são cometidos por alguns afiliados que promovem ofertas CPA. Dentre eles, os mais importantes que devem ser evitados são: a falta de foco no produto inicial, escolha equivocada de produto, produção de conteúdo sem qualidade, pouca análise das métricas essenciais e falta da realização de testes A/B em suas campanhas. 

Como acompanhar o desempenho das minhas campanhas de fim de ano? 

As principais métricas que devem ser acompanhadas para o monitoramento do desempenho de suas campanhas de marketing são: taxas de conversão, quantidade de engajamento em seus canais de marketing, percentual de desistências no momento de fechar uma venda, custo de aquisição de clientes e retorno sobre investimento (ROI). 

Conteúdos ↑

Obtendo sucesso definitivo em sua campanha de natal

Uma campanha de marketing de fim de ano é uma grande oportunidade para marcas e afiliados estabelecerem conexões com seu público, exibirem a variedade de seus produtos e transmitirem seus valores e atos solidários. 

Este período oferece uma chance imperdível de acertar nas escolhas de suas estratégias de marketing.

Lembre-se de investir em sua presença nas mídias sociais, criando conteúdo de qualidade e com imagens atraentes; otimize sua landing page e invista no uso de formatos de anúncios de qualidade, como o In-Page Push, da Adsterra, que está disponível para várias localizações, dispositivos e sistemas operacionais. 

Aproveite esta oportunidade para melhorar suas conversões!

ANUNCIE AGORA
Related Posts
×