Casa Guias e Tutoriais Configurações de Segmentação da Adsterra: Um Guia Rápido para Afiliados

Configurações de Segmentação da Adsterra: Um Guia Rápido para Afiliados

Sasha Kasatkina

As configurações de segmentação de campanhas economizam milhares de dólares, enquanto fazem suas ofertas alcançarem os usuários mais motivados. No entanto, com 20 opções de segmentação de tráfego, pode-se facilmente ficar confuso ou gastar muito tempo testando uma por uma. Decidimos economizar seu tempo e pedimos a nossa especialista, Sasha, para criar um guia completo sobre as configurações de segmentação da Adsterra.

Anteriormente, Sasha abordou os tópicos mais dolorosos de uma configuração de campanha. Hoje, avançamos e mergulhamos mais fundo na segmentação de audiência.


sasha-kasatkina-profile-photo
Sasha Kasatkina,
Chefe de CPA

Bem-vindo de volta à série de guias para aprimorar habilidades nas funcionalidades da Adsterra. Nosso tema é a segmentação de anúncios, e vamos cobrir todas as configurações adicionais que podem ajudá-lo a alcançar os usuários certos com as ofertas certas, no lugar certo, com o melhor resultado possível. Usaremos a Plataforma de Autoatendimento da Adsterra, então, prepare-se, inscreva-se e vamos lá!

FAÇA LOGIN E EXPERIMENTE
Conteúdos ↑

Configurações Gerais de Segmentação de Campanhas

Nosso tópico hoje é criar campanhas excelentemente segmentadas ou gerenciar filtros de tráfego adicionais. No entanto, ao configurar uma campanha na Plataforma de Autoatendimento da Adsterra, você começa com as configurações de segmentação necessárias (ou gerais). Vamos revisá-las agora.

required-campaign-targeting-settings

Formato do Dispositivo (Device format)

A segmentação por formato de dispositivo (Device format targeting) significa escolher entre tráfego de desktop e mobile. Os mais de 35 mil editores da Adsterra enviam todos os tipos de impressões web, mas para segmentar todos os tipos de dispositivos, você precisará criar (ou copiar) duas campanhas.

Isso é crucial para o monitoramento e otimização corretos da campanha no futuro, já que o comportamento do tráfego de desktop e mobile difere drasticamente..

O tráfego mobile inclui tablets, mas você pode removê-los da sua campanha desmarcando a opção.

Tipo de Tráfego (Traffic type)

Outro passo vital é escolher o tipo de tráfego. Isso nada mais é do que o perfil principal do seu público-alvo emparelhado com as especificidades do site. O tráfego mainstream é melhor para ofertas gerais como E-commerce, Aplicativos Móveis e Software. O tipo não mainstream é mais adequado para ofertas específicas como Dating ou iGaming. Recomendo começar com ambos os tipos se sua política permitir anunciar em sites de nicho.

Alvos mais amplos revelam mais oportunidades para conversões. Adicionar tipos de tráfego alternativos pode ser muito benéfico; detalhamos todos os aspectos no guia anterior sobre Escalonamento de Campanhas Publicitárias.

Tipo de Conexão (Connection type)

A configuração de Tipo de Conexão é vital quando você segmenta assinantes de uma operadora móvel específica (por exemplo, T-Mobile na Áustria). Ela ajuda a remover conexões Wi-Fi, focando seu gasto em usuários de 3G e 4G. Por outro lado, se você escolher apenas Wi-Fi, não poderá escolher operadoras móveis.

Unidade de Anúncio & Tipo de Precificação (Ad Unit & Pricing type)

Toda campanha de marketing requer um formato de anúncio. Embora não seja uma configuração de segmentação propriamente dita, estas opções não fazem nada além de filtrar o tráfego pelo tipo de códigos de publicidade colocados nos sites dos publishers ou outras plataformas. Quando você lança, por exemplo, uma campanha Popunder, você escolhe publishers que colocaram códigos de anúncios pop em seus sites, e assim por diante. Tipos de precificação — CPM, CPC ou CPA — também dependem das unidades de anúncio.

País (Country)

Mesmo uma campanha em escala global não funcionará sem segmentação geográfica. Esta configuração também define sua estratégia de lances.

Com a Adsterra, você pode selecionar países individualmente ou usar entrada em massa. Sempre recomendo dividir suas campanhas por país, pois isso simplifica o controle das taxas e do comportamento do tráfego.

Esse foi um breve resumo das configurações de segmentação de campanha necessárias. Elas são suficientes para os primeiros testes, mas sua verdadeira habilidade vem com a segmentação adicional. Então, vamos continuar com esses extras que podem turbinar sua campanha!

Conteúdos ↑

Configurações Adicionais de Segmentação de Campanhas para Filtrar Tráfego

As configurações adicionais de segmentação de campanhas permitem alcançar os públicos mais adequados. Em outras palavras, você escolhe a dedo aquelas audiências que trazem mais cliques e conversões enquanto remove segmentos de tráfego com desempenho ruim.

Através da Plataforma de Autoatendimento, você pode especificar:

  • Sistema Operacional
  • Navegador
  • Idioma
  • Dia da Semana
  • Intervalo de Tempo
  • Operadora

Nosso próximo passo é esclarecer essas opções uma por uma.

Conteúdos ↑

Segmentação por SO – Sistema Operacional (OS targeting

A configuração de SO é mais do que evidente. Você seleciona usuários que possuem um sistema operacional específico instalado. Quando você precisará fazer isso? Depende do tipo de oferta que você executa. A segmentação por SO é absolutamente NECESSÁRIA quando você promove uma oferta de Software ou Utilitário, pois esses produtos são geralmente construídos para um sistema operacional específico.

O que mais? Uma medida sábia é dividir suas campanhas móveis de iGaming, E-commerce ou Finanças por SO, pelo menos em segmentos iOS e Android.

Usuários de iOS e Android às vezes demonstram diferentes padrões de comportamento, e monitorá-los separadamente facilitará sua vida, acredite em mim.

Nota
Lembre-se de que as opções de segmentação por sistema operacional (OS) dependem do tipo de dispositivo que você selecionou anteriormente.

Conteúdos ↑

Versão do SO (OS version)

Com campanhas de Software e Utilitários, você às vezes precisará selecionar usuários de uma versão específica do SO, seja Android, Windows, Mac OS X ou outro. Isso geralmente acontece quando a versão mais recente do software não está disponível para usuários de versões anteriores, o que significa que você deve excluir esses usuários do seu alvo.

Com a Adsterra, você pode automatizar a escolha do SO. Você não precisará selecionar manualmente cada versão do SO necessária. Basta clicar em uma das ações em massa na opção de Select rule (Selecionar regra):

  • Is/Are – É/São
  • Later than – Posterior a
  • Starts with – Começa com
  • Earlier than – Anterior a
  • Ends with – Termina com

Por fim, você ativará a opção Incluir ou Excluir e, pronto, sua segmentação por versão do sistema operacional está configurada! Da mesma forma, você pode adicionar outras regras para incluir ou excluir vários sistemas operacionais de suas campanhas. Agora vamos passar para a segmentação por navegador.

Conteúdos ↑

Segmentação por Navegador (Browser targeting)

É claro que a segmentação por Navegador é obrigatória quando você está lançando uma campanha para, digamos, uma Extensão do Chrome ou um aplicativo web que roda apenas no Chrome e Safari. Mas essa configuração pode ajudá-lo bastante com quase qualquer tipo de oferta.
Enquanto executa uma campanha, você às vezes notará que os usuários de um navegador específico retornam muitos cliques. O que você deve fazer? Exatamente! Você criará uma campanha separada segmentando este navegador com um orçamento maior. Isso foi o que nosso parceiro fez quando segmentou sua campanha de Dating para usuários do navegador Facebook, alcançando um ROI de 474%.

O oposto também é correto: exclua aqueles navegadores que têm desempenho pior ou mova-os para uma campanha separada com lances mínimos.

A lógica por trás da segmentação por Navegador é a mesma da anterior por Sistema Operacional: você escolhe o navegador, depois, escolhe uma regra para selecionar uma versão adicional e, finalmente, escolhe a versão para aplicar essa regra.

Conteúdos ↑

Idioma (Language)

Quando você segmenta por idioma, você seleciona apenas aqueles usuários cujo idioma do navegador corresponde aos seus objetivos. Esta configuração é necessária, mas um pouco complicada. Aqui está o porquê. Escolher um idioma específico do navegador é ótimo quando você segmenta, digamos, falantes de espanhol em um país que não fala espanhol, como o Reino Unido. Mas essa configuração é claramente desnecessária  quando você quer alcançar falantes de inglês no Reino Unido.

Conteúdos ↑

Operadora Móvel (Mobile carrier)

Aqui vai um pequeno lembrete: para escolher entre operadoras móveis, certifique-se de ter concluído as configurações necessárias:

  • Tipo de dispositivo: Mobile ou Mobile+Tablet
  • Tipo de conexão: 3G ou WiFi + 3G
  • País

Haverá um conjunto específico de operadoras para cada país em que você anunciar. Suponha que você segmenta a Áustria. Aqui está a lista de operadoras disponíveis:

A segmentação por operadora móvel é vital ao executar uma oferta de PIN Submit (também conhecida como Assinaturas Móveis). Aqui, você precisará incluir apenas aqueles que usam um provedor de serviços de conexão móvel específico.

Mais uma dica aqui. Se você tem uma lista de endereços IP para incluir em sua campanha, também pode usá-la para especificar sua segmentação. Role para baixo até a seção Advanced settings (Configurações Avançadas) e cole a lista de IPs. A configuração de faixa de IP está disponível apenas no modo de inclusão.

ip-range
Conteúdos ↑

Dia da Semana e Intervalo de Tempo (somente campanhas CPM e CPC)

Quando você inclui ou exclui dias da semana (Day of week) ou intervalo de tempo (Time range), você decide quando mostrar seus anúncios e quando desligá-los. Essas são configurações críticas para ofertas de Finanças, Trading e iGaming que frequentemente incluem uma chamada telefônica como parte do fluxo de conversão. Nós também chamamos isso de fluxo click2call. É quando um gerente liga de volta para confirmar seu registro ou uma chamada automatizada é feita para fornecer uma chave secreta para verificar sua assinatura.

A maioria das atividades baseadas em chamadas telefônicas está ligada ao horário de funcionamento do call center. E você não quer desperdiçar seu dinheiro executando anúncios quando ninguém pode atender sua ligação.

Existem três configurações de intervalo de tempo que você pode usar para suas campanhas Adsterra:

  • Hora do Usuário: seu anúncio será exibido de acordo com o fuso horário do usuário
  • Hora do Servidor: seu anúncio será exibido de acordo com o fuso horário do servidor
  • Hora GMT: seu anúncio será exibido de acordo com o horário GMT.
time-range-settings

Ao excluir horários ou dias de baixa atividade, você pode otimizar o custo de conversão e, talvez, até mesmo alcançar um aumento de 2 vezes no depósito de jogadores, como nosso parceiro do setor de iGaming conseguiu.

Basicamente, qualquer oferta com picos e quedas na atividade dos usuários exige filtragem por intervalo de tempo ou dias da semana.

A Adsterra exibe anúncios de acordo com o horário do servidor, que é GMT ±0. Portanto, certifique-se de que sua oferta com “Ligue para 555… e ganhe” esteja ATIVA dentro dos horários em que você pretende executá-la.

Bem, estamos quase terminando com as configurações adicionais de segmentação de campanha na Plataforma de Autoatendimento. Mas acredito que devemos nos aprofundar um pouco mais e verificar algumas opções extras brilhantes disponíveis para campanhas gerenciadas.

Conteúdos ↑

Opções extras de segmentação (para campanhas gerenciadas)

Segmentação por cidade

A segmentação por cidade é frequentemente útil ao executar uma campanha de encontro local ou uma oferta vinculada a uma localização específica. Ofertas de iGaming geralmente exigem segmentação por cidades. Como nos EUA, onde em algumas cidades, essas ofertas são proibidas. Precisaremos de uma lista “País → Região → Cidade”(“Country → Region → City”) de você para ajustar essa configuração.

Com a lista de cidades, os gerentes da Adsterra podem até mesmo fazer seus anúncios parecerem mais personalizados. Como assim? Por exemplo, com ofertas do nicho de relacionamento, podemos adicionar uma tag que altera o nome da cidade dependendo da localização do usuário. Um usuário de São Paulo verá “Procurando por um encontro em São Paulo?” enquanto um usuário de Curitiba receberá um convite para conversar “Você também é de Curitiba?”

Conteúdos ↑

Segmentação por UUID 

A próxima opção que gostaria de destacar é a Segmentação por Identificador Universalmente Único ou UUID. É muito parecido com o retargeting; só que se concentra em conversões. A Adsterra coleta dados sobre conversões enquanto sua campanha está em execução. Posteriormente, lançaremos uma campanha de acompanhamento para alcançar todos aqueles que converteram, incentivando-os a fazer outra compra ou ação de destino. É muito parecido com o processo de cross-selling, quando você incita seus clientes ativos a comprar produtos adicionais ou obter uma licença estendida.

Vamos criar um exemplo para tornar tudo claro. Digamos que você está executando uma campanha para um aplicativo Android. Os usuários parecem gostar do aplicativo, pois continuam instalando-o. No final, você tem vários testes, mas menos assinaturas pagas compradas. O que podemos fazer? Exatamente! Configuramos outra campanha que terá como alvo apenas os usuários que instalaram o aplicativo para fazê-los comprar uma licença paga ou uma versão pro estendida. Essa é a maneira mais simples de aumentar a CR.

Conteúdos ↑

Blocklists ou Blacklists / Whitelists ou Allowlists

Listas de bloqueio (Blocklists) ou listas negras (Blacklists) / Listas de permissão (Whitelists) ou listas de autorização (Allowlists). Essa opção é usada principalmente para otimização de campanhas digitais. Portanto, não vou entrar em detalhes. Tudo o que quero destacar é que a aplicação de listas negras e listas de permissão deve ser feita apenas após a execução de uma campanha de teste, coletando dados suficientes para decidir quais posicionamentos de anúncios performam bem e quais não. Aqui estão alguns guias que ajudarão você a saber mais: 

Conteúdos ↑

Vamos concluir

Isso é tudo sobre configurações adicionais de segmentação de campanha. Agora você pode operar com várias opções para ajustar suas campanhas, encontrando os melhores alvos para conversão. Lembre-se de que, antes de filtrar o tráfego, é melhor realizar uma campanha de teste.

Tenha cuidado com a super-otimização, pois restringir demais seus alvos pode resultar em zero CR e volumes de tráfego muito baixos. Se tiver dúvidas, entre em contato pelo chat ao vivo: os gerentes da Adsterra irão aconselhá-lo sobre as configurações de segmentação mais lucrativas. Até logo!

QUE TAL COLOCAR EM PRÁTICA?
Related Posts
×