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CPA marketing: tudo o que precisa de saber sobre custo por aquisição

Tarcio Santos

O CPA marketing digital (custo por aquisição) é uma métrica para de calculo de preços no mercado de marketing digital, com um foco na realização do propósito final do anúncio. Por conta disso, entender como ela funciona, como calcular e melhorar seu desempenho e qual a estratégia para aplicá-lo é importante para profissionais que trabalham na área. Trataremos de todos esses pontos no artigo abaixo.

O que é CPA marketing digital? 

De modo simples, podemos dizer que CPA custo por aquisição, é uma métrica para definir preços utilizada no marketing digital. E o que é custo por aquisição? O marketing de CPA se baseia no número de aquisições, ou seja, não num clique e sim nas realizações dos objetivos dos anúncios, sejam eles a venda de algum produto ou de um serviço. Dentre as métricas para se calcular desempenho no marketing, o CPA é a mais ampla delas, com uma estratégia que vai de ponta a ponta, sendo, por isso, recomendada para melhorar negócios com uma taxa de crescimento robusta. 

Como calcular o CPA marketing digital? 

Calcular o CPA marketing digital é simples e ele pode ser descrito em uma fórmula bastante fácil: CPA (custo por aquisição) = Investimento em anúncios/número de aquisições. Temos uma correlação direta para calcular o quanto é investido em anúncios e o quanto se tem de retorno como o propósito deles. 

Na Adsterra, você pode adquirir tráfego CPA, CPM e CPC de 248 GEOs a um custo-efetivo.

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Veja um exemplo de CPA marketing digital

Em um exemplo fictício, vamos dizer que a estratégia de um anunciante inclui investir $1.000 em uma campanha para vender certos produtos. Se, através dos anúncios, foram vendidos 50 produtos, temos, portanto, um CPA de $20 por aquisição. Utilizando a fórmula para calcular: CPA = 1.000/50 = 20. 

Aprenda a utilizar o CPA

O marketing de CPA, assim como o CPM (custo por milhar) e o CPC (custo por clique), é um mecanismo de precificação de campanhas com um propósito específico, no caso, o de melhorar o desempenho das vendas de um negócio ao invés de simplesmente melhorar a sua visibilidade. Existem várias formas de se usar um CPA para isso:

Pagamento por venda

A estratégia mais simples de todas. O usuário compra o produto ou o serviço oferecido pelo anúncio e o afiliado recebe uma comissão por isso.

Pagamento por ação

Nessa estratégia, o CPA é gerado não por uma compra, mas sim pela realização de algum tipo de ação, como assinar uma subscrição ou preencher um questionário. 

Pagamento recorrentes

Nessa estratégia, o anunciante paga uma quantia fixa para um afiliado conforme os usuários vão renovando as assinaturas que eles já fizeram. 

A Adsterra ajuda os anunciantes a fazer uso de várias estratégias de marketing digital para otimizar seus negócios

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Como otimizar seu CPA?

A performance do CPA está diretamente relacionada a um grande conjunto de fatores:

Definir o público alvo

A principal parte da definição de uma estratégia para CPA é segmentar o público alvo que se planeja atingir, tendo em vista o produto ou serviço que são oferecidos pelos anunciantes. Uma campanha bem-direcionada terá muito mais impacto do que uma vaga. 

Testar o público

É necessário a adoção de testes para se saber o que ressoa melhor com o público alvo e o quanto desse mercado está sendo atingido pela campanha de anúncios. Às vezes, um CPA muito alto pode ser um indicativo de um mercado muito saturado.

Páginas de destino

A página de destino (landing page) que direciona o usuário até o destino final precisa mantê-lo interessado o suficiente para dar continuidade ao processo. Para isso, essa página precisa ser visualmente atraente e de fácil interface. 

Tipos de anúncios

Diferentes públicos ressoam melhor com diferentes anúncios. Existe uma infinidade de formatos que podem ser escolhidos (Popunders, Anúncios Push, Anúncios de Social Bar, bem como anúncios de Display clássicos e Banners nativos) e a campanha deve ser formatada pensando naquele que terá um impacto maior no público. 

Custo-benefício

A campanha de marketing via CPA precisa ser financeiramente rentável para o anunciante, de modo que CPAs muito altos, embora possam ter um alcance de público maior, também vão ser muito mais caros, com um impacto sobre o orçamento. É preciso pesquisar o que vale a pena ou não gastar e qual é o melhor caminho a se seguir. 

Em muitas situações, o modelo de CPM será o mais efetivo, especialmente se a ferramenta Smart CPM da Adsterra estiver sendo utilizada nas campanhas, pois ela fará lançes automáticos no valor mínimo necessário para ganhar o leilão pelo tráfego desejado. 

No nosso guia prévio, o Chefe de CPM da Adsterra compartilhou dicas efetivas para aquisição de tráfego em iGaming e E-Commerce. Descubra quais preços de CPA serão sua primeira escolha e quando trocar em favor do CPM.

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Qual é um bom (ou ruim) custo por aquisição?

Não existe um valor correto para se calcular o desempenho de um CPA. O ato de otimizar o CPA é relativo e a forma de calcular o seu desempenho varia de acordo com a estratégia do anunciante. Podemos dizer, então, que um bom custo por ação é aquele que permite um anunciante ter lucro.


Felizmente, afiliados e anunciantes podem contar com ferramentas e algoritimos para diminuir seus esforços com a compra de tráfego e manter suas verbas sob controle. O CPA Goal é uma dessas ferramentas baseadas em regras, que pode ser aplicada para otimizar o tráfego CPM ou CPC, através de critérios pré definidos de gastos e conversão. Isso significa que você gastará menos comprando cliques ou visualisações de anúncios e pagará somente pelas conversões desejadas. Muito bom, não é?

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CPA marketing digital — FAQ

O que é CPA no tráfego pago?

A dinâmica do CPA no marketing digital gira em torno do fato de que o anunciante só paga os afiliados quanto uma conversão é realizada, ou seja, quando o propósito final do anúncio é realizado. Trata-se de uma despesa de baixo risco, já que o pagamento vem acompanhado de retorno. Contudo, justamente por ser a mais certeira e objetiva das métricas, também é a mais cara, e por isso, é recomendada para empresas com financiamento sólido.

Quanto é um CPA ideal?

Como dissemos anteriormente, não se tem como calcular um desempenho de CPA ideal. Os números variam muito de acordo com as ofertas e com os segmentos no qual as ofertas serão lançadas. Um anunciante com tato para negócios sempre vai prezar por um custo-benefício equilibrado entre valor investido e o retorno, e para isso, é necessário conhecer o segmento que se planeja atrair.

Qual a diferença entre CAC e CPA?

O CAC (Cuspo para Aquisição de Clientes) e o CPA são métricas muito semelhantes, mas há uma diferença fundamental entre elas: enquanto o CPA, como sabemos, trabalha com o ato de se realizar uma aquisição (uma venda, um registro ou uma subscrição) o CAC trabalha com os custos para se adquirir um cliente pagante, que realiza pagamentos depois de ter realizado a ação. Se um usuário dá um clique para se inscrever num site de notícias, ele realiza uma ação via CPA. Quando paga a mensalidade, a métrica passa a ser a de CAC.

Como ganhar dinheiro com CPA marketing?

Ganhar dinheiro com CPA marketing digital varia de acordo com a perspectiva dos diferentes atores envolvidos: para o anunciante, os ganhos virão a partir da realização das conversões em suas ofertas. Já para os afiliados, que divulgam ofertas, o CPA vai pautar o quanto eles vão receber por cada conversão que ajudarem a realizar. É necessário boa sinergia entre os participantes, com os afiliados escolhendo as ofertas para os segmentos que consigam influenciar e podem converter em um alto número de aquisições. Normalmente, as ofertas vêm com formatos de anúncios que são pré-definidos (In-Page Push, Popunder, Social Bar etc). É necessário saber se esses anúncios têm ressonância com o público e se sim, o afiliado precisa encontrar uma forma envolvente de repassá-los para os usuários.    

O que significa CPA no marketing?

No marketing digital, CPA, o “custo por aquisição”, consiste na taxa que um anunciante paga cada vez que o propósito final de um anúncio é realizado por meio de uma ação (comprar um produto/serviço, realizar uma subscrição). Essas ações muitas vezes vem das campanhas de afiliados.  

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Conclusão

Podemos concluir aqui que o Custo por Aquisição é uma métrica muito útil para se ganhar dinheiro com marketing digital se for bem compreendida e utilizada. Anunciantes precisam saber montar suas ofertas levando em consideração o custo-benefício do CPA e afiliados têm de otimizar seu CPA na busca por uma margem de lucro maior. A Adsterra é uma rede de anúncios que oferece serviços de otimização de CPA, permitindo ambos  melhorarem seus lucros!

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