Casa Marketing & Publicidade de Afiliados Melhores Nichos para Afiliados: Como Escolher Um?

Melhores Nichos para Afiliados: Como Escolher Um?

Tarcio Santos

Escolher o nicho de atuação certo é fundamental para obter sucesso no marketing de afiliados, já que é ele quem define a rapidez com que você poderá lucrar e quantos riscos existem. 

Para lhe auxiliar neste ponto, preparamos este guia onde abordaremos como escolher os melhores nichos para afiliados, desde os mais tradicionais aos mais complexos; quais nichos possuem as maiores tendências de crescimento e o que considerar ao selecionar o nicho que melhor se encaixa aos seus objetivos. Pronto para conhecer os melhores nichos de atuação para suas estratégias? Vamos lá!

Como descobrir os nichos ideais para afiliados?

Quando falamos em nicho, nos referimos a um mercado específico onde o público está, ou seja, um setor específico no qual uma empresa pode operar. Um exemplo é o nicho de utilidade móvel. Dentro dele podem ser anunciados produtos como antivírus, limpadores de celular e impulsionador de bateria.


Escolher um nicho apropriado pode simplificar o trabalho considerando o foco em um público específico. Para isso, é recomendado que você: 

  • Defina seu domínio de especialização e interesse: é ótimo quando você sabe como comercializar produtos específicos ou se você está comprando e usando produtos que irá anunciar; 
  • Veja como os outros anunciam: você pode conferir o resultado da pesquisa paga do Google inserindo a palavra-chave relacionada ao seu nicho. Você pode também optar pela Biblioteca de anúncios do Facebook para encontrar uma inspiração https://www.facebook.com/ads/library;
  • Faça pesquisas de mercado: procure relatórios de estatísticas disponíveis relacionadas aos nichos de produtos, por exemplo, “estatísticas de uso de VPN” ou “popularidade do iGaming entre países”. Estes resultados de pesquisas estão disponíveis ao público;
  • Verifique o que os anunciantes precisam: é melhor se inscrever em diversas redes de afiliados e ler o que você precisa fazer para promover um produto. Como, por exemplo, ao anunciar uma loja virtual, você pode ser pago por cada nova compra ou por cada registro. O que é mais fácil? Ficamos com a segunda opção;
  • Defina seus orçamentos: de certeza você não deve gastar seu último centavo comprando tráfego ou um plano de hospedagem de ponta. Prepare-se para planejar seus gastos.
Conteúdos ↑

Nichos de destaques para afiliados

Escolher o melhor nicho para afiliados pode envolver vários fatores, como por exemplo, o nível de concorrência, demanda de mercado e o potencial de lucro. 

Levando em conta estes pontos, preparamos uma lista com os nichos mais lucrativos no marketing de afiliados. 

1. Utilidades móveis e VPN

anuncios-do-proton-vpn
Fonte: Proton VPN

O mercado tecnológico possui demanda constante de novos softwares. Portanto, o nicho de tecnologia pode se tornar uma escolha promissora quando nos referimos à divulgação de ofertas lucrativas. 

Este nicho envolve produtos, como: 

  • VPN;
  • Antivírus;
  • Softwares de limpeza de disco; 
  • Otimizadores de bateria.

Muitas ofertas neste nicho oferecem comissões por ações dos usuários, como testes, instalações, inscrições, downloads, etc. 

Anúncios de software são eficazes em conjunto com formatos de anúncios Intersticiais e a Social Bar. Esses blocos de anúncios enviam tráfego em massa com custos acessíveis por 1.000 impressões e custo por ação.

anuncio-Intesticial-de-VPN
COMPRE TRÁFEGO QUALIFICADO
Conteúdos ↑

2. iGaming

Gambling ads creative templates available out of the box

A indústria de jogos é outro nicho que cresce constantemente, principalmente após a pandemia de Covid-19. 

Este nicho abrange jogos de fortuna, onde usuários têm a oportunidade de aplicar dinheiro por entretenimento. 

O aumento da demanda deste tipo de jogo cria um ambiente propício para estratégias de marketing de afiliados. 

Os anúncios Popunder são ótimos aliados para afiliados que desejam investir na publicidade iGaming recorrendo ao tráfego pago. E com os anúncios Popunder, é especialmente importante otimizar os orçamentos. 

A Adsterra permite que você controle os gastos com a ferramenta de CPA Goal, que permite que você defina um número desejável de conversões que precisa alcançar ou um custo médio de conversão (eCPA). O algoritmo mudará constantemente a estratégia para atingir seus objetivos.

Conteúdos ↑

3. Sorteios

pagina-principal-da-sorteio
Fonte: Sorteio.com

As ofertas de sorteios são aquelas em que os visitantes se inscrevem para concorrer aleatoriamente a prêmios. 

As ofertas neste nicho exigem a participação e engajamento sólido dos usuários, pois para completar a conversão, é necessário que os participantes forneçam seus endereços de e-mails, números de telefones ou outras informações pessoais. 

Em alguns modelos, anunciantes podem realizar pagamentos pelas informações coletadas dos usuários. Já em diferentes modelos, o pagamento se dá pelo número de assinaturas.  

Conteúdos ↑

4. E-commerce

postagem-de-divulgacao-de-ofertas-whereisbriggs
Fonte: Whereisbriggs

Trabalhar com o nicho de e-commerce, significa promover ofertas de produtos específicos em troca de comissões por cada venda realizada ou ação específica tomada. 

A diversidade de ofertas disponíveis neste nicho é ampla e oferece oportunidade para encontrar produtos de fácil promoção para vários tipos e níveis de afiliados. 

Contudo, o nicho de e-commerce oferece uma competição significativa, o que leva a custos mais elevados de tráfego pago.

Você pode optar pelo tráfego orgânico, mas isso só será possível se você tiver um site com tráfego sólido, relevante e alta autoridade.

Outra maneira é comprar tráfego de CPA marketing, o que requer encontrar uma fonte de tráfego adequada, como:

  • Pesquisa paga;
  • Tráfego social;
  • Anúncios nativos;
  • Exibir anúncios;
  • Entre outros.
Conteúdos ↑

5. Suplementos alimentares (Nutra)

anuncios-do-suplemento-alimentar-nutren
Fonte: Nutren 

O nicho de Nutra abrange ofertas de produtos relacionados à perda de peso, estilo de vida saudável, beleza e suplementos alimentares. 

Cada produto deste nicho possui um público diferente e os afiliados devem prestar atenção a quem eles endereçam suas mensagens publicitárias. Por exemplo, as pessoas dos países em desenvolvimento com rendimentos médios têm maior probabilidade de experimentar novos nutracêuticos para desintoxicação, cura de doenças de pele e melhoria da saúde ocular. Enquanto as pessoas de países mais prósperos preferem visitar o médico. 

É crucial que o afiliado obtenha conhecimento profundo sobre o assunto e selecione cuidadosamente os produtos a serem promovidos, de acordo com a necessidade de sua audiência. 

Conteúdos ↑

6. Saúde e bem-estar

anuncios-de-afiliados-da-yogateria
Fonte: Yogateria

Com a facilidade na disseminação de informações necessárias atualmente, este é um nicho que tende a crescer cada vez mais. 

Neste nicho, afiliados têm a oportunidade de promover ofertas sobre: 

  • Alimentação saudável;
  • Ioga; 
  • Meditação; 
  • Atividades físicas em casa;
  • Autoajuda.

Uma dica é escrever dicas, apostar em conteúdo de qualidade, mostrar avaliações de produtos e então, oferecer seus links para produtos afiliados, pois esta prática gera a confiança nos produtos promovidos e pode resultar em maiores conversões. 

Conteúdos ↑

7. Beleza e cosméticos

pagina-da-afiliados-da-epoca-cosmeticos
Fonte: Época cosméticos

Outro nicho principal é o de beleza e cosméticos, sendo uma ótima opção para afiliados iniciantes. 

Este é um dos nichos mais lucrativos, com muitos influenciadores promovendo produtos online. Nele, é possível optar pela promoção de produtos específicos de diversas marcas sofisticadas e até mesmo opções locais. 

Dentre os produtos mais populares estão: 

  • Produtos para cabelos; 
  • Cuidados com as unhas;
  • Produtos de skin care; 
  • Cosméticos masculinos para a barba.

Apesar da ampla concorrência, investir no nicho de beleza para a promoção de ofertas é muito lucrativo, pois este mercado está em constante crescimento e a demanda do público é constante. 

Conteúdos ↑

8. Financeiro

anuncios-da-plataforma-forex-olymptrade
Fonte: Olymptrade

O nicho financeiro abrange uma variedade de serviços úteis para milhares de pessoas todos os dias, como por exemplo: 

  • Cartões de crédito;
  • Contas bancárias;
  • Investimentos financeiros;
  • Operações no mercado de ações;
  • Empréstimos;
  • E muito mais. 

Na economia atual, a opinião de especialistas no assunto financeiro é valorizada. É neste ponto que os afiliados podem obter a oportunidade de promover ofertas do nicho financeiro. 

Além de estar em constante crescimento, por ser algo essencial na vida das pessoas, este nicho é conhecido por oferecer uma das maiores comissões do mercado. 

Conteúdos ↑

9. Jogos

anuncio-de-jogos-em-dispositivos-moveis
Fonte: Block Puzzle

A indústria de jogos ampliou significativamente seu alcance, passando a abranger não somente consoles e PCs, mas também smartphones. 

Esse nicho abrange diversas faixas etárias e um amplo espectro de público. 

Os anúncios de jogos veiculados com o Social Bar podem ser extremamente lucrativos e campeões quando se fala em aumento de ROI, pois são totalmente personalizáveis e podem assumir qualquer forma e comportamento em um site. 

Com a Social Bar da Adsterra é possível alcançar grande público, incluindo usuários de IOS. Além disso, a Adsterra oferece até 15 criativos para sua campanha de teste. 

OBTENHA O MELHOR TRÁFEGO
Conteúdos ↑

10. Educação

pagina-de-portal-de-educacao-online
Fonte: Portal educação

A busca pela educação online no Brasil atingiu níveis elevados. Muitas pessoas optam por adquirir conhecimento de forma online ao invés das salas de aulas tradicionais. Por isso, investir na divulgação de ofertas de educação pode ser um negócio rentável para todos os níveis de afiliados. 

Neste nicho se encaixam ofertas de: 

  • Cursos universitários online; 
  • Cursos técnicos; 
  • Cursos de idiomas.

Para obter sucesso neste nicho, é necessário focar em atender às necessidades de estudantes e profissionais, assim como seguir as tendências do setor educacional. 

Conteúdos ↑

11. Aplicativos sociais

anuncios-do-aplicativo-de-relacionamento-meet-me
Fonte: Meet me

Aplicativos sociais no marketing de afiliados permanecem relevantes enquanto as pessoas estiverem em busca de relacionamentos sociais de forma online. Por isso, esta se torna uma ótima fonte de receita para aqueles que desejam atuar neste nicho no marketing de afiliados. 

Para obter maior benefício na divulgação de ofertas de aplicativos sociais, você deve estar atento aos termos da oferta. 

É fácil fazer um usuário instalar um aplicativo, mas é muito mais difícil gerar conversões de assinaturas pagas, por exemplo. Portanto, certifique-se de obter tráfego suficiente e criar uma mensagem publicitária poderosa para fazer com que os usuários gerem conversão. 

Há casos de afiliados que obtiveram um ROI de 474% com uma oferta CPA de encontros usando as variadas opções de segmentação geográfica da Adsterra!

TESTE A REDE CPA DA ADSTERRA
Conteúdos ↑

12. Viagem

portal-do-afiliado-estevam-pelo-mundo
Fonte: Estevam pelo mundo

Apesar do terrível impacto dos bloqueios durante a pandemia passada, a indústria de viagens está voltando aos trilhos e com alta demanda novamente. Este ainda é considerado o negócio afiliado mais lucrativo.

Esse nicho tem um alto nível de entrada principalmente porque os afiliados só são pagos por compras confirmadas ou pedidos de tours. O fluxo de conversão é difícil e você deve ser um profissional experiente para convencer os usuários a comprar um pacote ou fazer um pedido.

Dentro desse nicho há um leque de subnichos que podem ser explorados como: 

  • City tour;
  • Transporte;
  • Seguros;
  • Hotelaria;
  • Cruzeiros;
  • Turismo receptivo.
Conteúdos ↑

13. Música

portal-de-afiliados-da-musiciansfriend
Fonte: Musiciansfriend

Hoje em dia, com o crescimento das mídias e novas tecnologias, houve um aumento no número de pessoas que sabem tocar um ou mais instrumentos musicais ou que desejam aprender algum, independentemente da faixa etária. 

O ramo musical é uma área promissora que está disponível para ser explorada. Porém, é importante lembrar que apesar disso, ainda há um desafio em encontrar programas de afiliados rentáveis nesse nicho. 

Conteúdos ↑

14. Moda

portal-de-afiliados-da-shopee
Fonte: Shopee

Outro nicho muito rentável é a indústria da moda. Assim como o nicho de viagens, essa indústria possui inúmeros subnichos que podem ser uma excelente oportunidade para explorar. 

Uma das principais características desse nicho é a frequente mudança de tendências. Por isso, é necessário que haja um acompanhamento das tendências atuais para conhecer quais produtos as pessoas estão buscando naquele momento e adaptar seu negócio com base nessa demanda, visando uma maior lucratividade.

Existe uma ampla gama de programas de afiliados lucrativos nesse nicho, que variam desde marcas de luxo até as locais.

Conteúdos ↑

15. Alimentação

programa-de-afiliados-da-ifood
Fonte: IFood

A alimentação é considerada uma necessidade básica e por isso, esse nicho está em constante crescimento. 

Nos dias de hoje tem ocorrido uma procura maior por alimentos mais saudáveis, por exemplo, gerando um crescimento de produtos veganos, vegetarianos e cozinha caseira. Isso gera uma procura maior por cursos relacionados e compra de produtos mais específicos. 

Por isso, esse nicho é considerado um dos mais rentáveis e abre oportunidades para empresários que também desejam explorar o ramo de infoprodutos relacionados à alimentação e utilizar programas de afiliados para gerar renda. 

Conteúdos ↑

16. Esportes

programa-de-afiliados-de-esportes-cyber-bet
Fonte: Cyber bet

Seja devido à carreira, para apenas entreter ou como prática regular de atividade física, os esportes estão presentes na vida cotidiana das pessoas e têm gerado uma maior popularidade de eventos esportivos. 

Esse é um nicho lucrativo e indicado para quem tem interesse em obter lucro com seus hobbies ou para quem é especialista em esportes.

Esse nicho oferece a oportunidade de explorar vários subnichos e trabalhar de acordo com interesses específicos como:

  • Criação de um blog;
  • Avaliação de equipamentos;
  • Previsão esportiva;
  • Dicas sobre esportes. 

Porém, o nicho esportivo não envolve apenas praticar esportes. Trata-se também de emoção, apoiar seus times favoritos e oportunidades de ganhar dinheiro pela vitória de seus jogadores favoritos nas próximas partidas. Neste ponto, o iGaming pode se fundir com o nicho de esportes.

Os criativos Popunder da Adsterra são excelentes aliados na divulgação de ofertas deste nicho, pois permite que afiliados promovam torneios e competições futuras com as recompensas mais atraentes para os usuários.

TESTE O POPUNDER DA ADSTERRA
Conteúdos ↑

Escolhendo o melhor nicho para afiliados

À medida que exploramos os nichos mais rentáveis disponíveis no mercado, é crucial considerar não apenas a rapidez que este nicho leva para se tornar uma fonte de renda, mas também seus próprios interesses e habilidades. 

Ao escolher um nicho relevante, é possível criar conteúdo de qualidade, o que atrai um público fiel. 

Lembre-se que o sucesso no marketing de afiliados depende das estratégias que você aplica à divulgação. Você precisará aprender como direcionar o tráfego de vários canais, usar ferramentas de otimização de orçamento, como Smart CPM e CPA Goal, e dar um passo à frente, encontrando novas ofertas de tendências. 

Se você é um profissional ou até mesmo iniciante no marketing de afiliados , a rede CPA da Adsterra pode ser uma plataforma aliada quando se trata em obter ofertas dos mais variados e lucrativos nichos. 

Conteúdos ↑

Melhor nicho para vender como afiliado — FAQs

O que significa um nicho no marketing de afiliados?

Um nicho é um segmento específico do mercado ao qual um afiliado direciona suas estratégias de divulgação de ofertas. Ao escolher um nicho de atuação, ao invés de abordar uma audiência ampla, o afiliado tem a oportunidade de focar em um grupo mais específico de consumidores que possuem interesses, necessidades ou características em comum.

Qual a importância de focar em um nicho no marketing de afiliados?

Concentrar os esforços em um nicho específico pode proporcionar várias vantagens, como  a facilidade na segmentação do público-alvo, aumentando as chances de conversão. Outros benefícios incluem a facilitação da otimização para mecanismos de busca, oportunidade de desenvolvimento de uma estratégia de conteúdo sólida e melhoria da presença online.

Qual nicho dá mais dinheiro no marketing de afiliados?

Começar a ganhar dinheiro como afiliado em um um nicho específico pode variar dependendo de alguns fatores, como a concorrência, demanda do mercado e eficácia das estratégias de marketing. No entanto, os melhores nichos para afiliados são os de eletrônicos de consumo, iGaming, finanças, viagens e e-commerce. 

Qual o nicho mais recomendado para afiliados iniciantes?

Para os iniciantes no marketing de afiliados, é recomendável ingressar em nichos mais tradicionais e estáveis, como o de VPN, utilitários móveis, sorteios e beleza. Estes nichos possuem um público amplo, de faixa etária e localização diversificadas, o que pode ajudar na segmentação do público.

Quanto um afiliado iniciante pode ganhar? 

O marketing de afiliados oferece a oportunidade de obter lucros com um investimento inicial considerado baixo. Em geral, um afiliado iniciante pode ganhar até US$1000 por mês, dependendo do nicho de atuação que escolher, seu histórico publicitário e estratégia de promoção (tráfego pago ou orgânico).  A melhor dica é ficar conectado com diversas redes de afiliados, mantendo o equilíbrio entre suas habilidades e a dificuldade da oferta, e escolher uma fonte de tráfego confiável. 

COMPRE TRÁFEGO
Related Posts
×